segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Euskal Herriko jaiak 2010: Gasteiz, Donostia, Bilbo


Em Gasteiz: aniversário das Gasteizko txosnak
O recinto das txosnas festeja o seu aniversário aberto até de manhã
O recinto de txosnas de La Blanca festejava o seu dia e o seu trigésimo aniversário na sexta-feira, e fê-lo redobrando os esforços, sendo o almoço para mais de duzentos comensais o prato forte. Para este fim-de-semana, estavam à espera de uma enxurrada de gente, mas na sexta-feira davam-se por bastante satisfeitos com o ambiente vivido nas festas até então. Música boa, sandes únicas e, se alguém quiser mais alguma coisa, «jaietan sano ligatu», dizem.
Fonte: Gara

Em Donostia: Piratas a postos!
Piraten Aste Nagusia 2010
Abuztuaren 14tik - 22ra / De 14 a 22 de Agosto.
Abordatzera!
Jai herrikoien alde manifestua / Manifesto pelas festas populares!
Entretanto, também em Donostia, os Donostiako Piratak, a Donostiako Auzoetako Jai Herrikoen Koordinadora, a Bilboko Konpartsak, as Gasteizko Txosnak e membros da plataforma Gora Iruñea, colectivos fundamentais ao desenrolar das maiores festas de Euskal Herria como as conhecemos, deram a conhecer um manifesto em defesa do modelo participativo e popular das festas.
Ver: http://www.izanpirata.info/
Fonte: SareAntifaxista

Em Bilbo: Azkuna varreu mais uma konpartsa do caminho
Bilboko Aste Nagusia
Abuztuaren 21etik - 29ra / De 21 a 29 de Agosto.

A Aberrigintza fica sem txosna porque «incomoda» Iñaki Azkuna
Gara, Bilbo * E.H.
Depois de vinte anos sempre em acção e de um em que não fizeram o pedido de autorização por «problemas de organização», a Aberrigintza Kultur Taldea não irá dispor de txosna na Aste Nagusia, uma vez que a Câmara Municipal a que preside Iñaki Azkuna não lho permitiu. Para a associação cultural as coisas são bem claras: «Não vamos estar porque incomodamos o autarca e o seu projecto de festas para inglês ver».
http://www.gara.net/paperezkoa/20100807/214261/es/Aberrigintza-queda-sin-txosna-porque-molesta-Inaki-Azkuna
Fonte: SareAntifaxista