quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Os iruindarras Tomas Insausti e Mikel Pardo recuperam a liberdade ao fim de sete anos


Os habitantes do bairro iruindarra da Txantrea Tomas Insausti e Mikel Pardo recuperaram a liberdade no domingo, depois de permanecerem mais de sete anos encarcerados em diversas prisões espanholas. Insausti abandonou a prisão de Córdova e Pardo a de Albolote (Granada), e ambos foram recebidos por dezenas de conterrâneos na localidade de Bailén (Jaén), antes de fazerem o caminho de volta a Euskal Herria.
Os dois jovens navarros foram detidos pela Polícia espanhola no dia 19 de Fevereiro de 2003, no âmbito das chamadas «operações preventivas», em que foram detidos dezenas de bascos em diversas operações policiais.
Por outro lado, o santurtziarra Jon Kepa Preciado foi entregue no domingo pelas autoridades de Paris a Madrid, depois de cumprir a pena imposta pela Justiça francesa.
Entretanto, na segunda-feira repetiram os protestos pelos direitos dos presos políticos bascos. Assim, em Ataun juntaram-se 25 pessoas, 25 em Zaldibia e 35 na localidade biscainha de Iurreta.
Para além disso, familiares informaram o Gara que as presas de Alcalá-Meco estão a efectuar um protesto todos os domingos para exigir o fim do isolamento imposto a uma delas.
Fonte: Gara

O juiz Ruz abre um processo perante a recepção a Laura Riera
A prisioneira política catalã Laura Riera, que no sábado que vem, 21 de Agosto, recuperará a liberdade, depois de passar nove anos na prisão acusada de «colaborar com o comando Barcelona da ETA», será recebida no bairro barcelonês de Gràcia, a viver as suas festas. Não obstante, o juiz da Audiência Nacional espanhola Pablo Ruz adiantou-se inclusive à Procuradoria e abriu um processo judicial contra o acto previsto. Ordenou ainda às FSE que realize relatórios sobre os convocantes do acto.
Fonte: Gara

Entretanto, ontem de manhã Zugaitz Izagirre, que tinha sido detido no fim-de-semana passado em Tagarrona para acabar de cumprir a pena a que fora condenado, foi encarcerado na prisão de Navalcarnero (Madrid), segundo noticia o Berria.