sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aurore Martin: cresce a oposição ao mandado de detenção europeu


A oposição à aprovação, por parte do Tribunal de Pau, do mandado de detenção europeu contra Aurore Martin não pára de crescer no País Basco.

Adenda: «Unidade inédita em Baiona contra o ataque ao Batasuna» (Gara)

Em Zuberoa, herrialde de onde a jovem é originária, há uma concentração todas as sextas-feiras às 18h00 na Croix-Blanche de Maule até que a decisão da Corte de cassação seja conhecida. Outras acções de sensibilização deverão ter lugar nos próximos dias.

Em Nafarroa Beherea, foram entregues panfletos informativos a todos os participantes no Conselho comunitário de Garazi-Baigorri na terça-feira à noite. Entre eles, um número considerável já assinou a petição de apoio, que conta até à data com 145 eleitos. Entre os novos signatários, nota-se a presença do conselheiro regional e geral, socialista, Frantxoa Maitia.

Os apoios locais de Aurore Martin devem abordar as três associações de municípios baxe-nafartarras de forma que estas se exprimam sobre a questão. Por outro lado, houve uma concentração na quarta-feira à noite em Larzabale, na qual se juntaram perto de 40 pessoas, que distribuíram panfletos aos automobilistas. Estava prevista uma outra distribuição para sexta-feira de manhã, às 10h00, no mercado de Donapaleu.

Em Lapurdi, as distribuições de panfletos tiveram lugar à entrada dos liceus de Baiona na quarta de manhã e no mercado des Hauts de Sainte-Croix, enquanto um carro de som percorreu a aglomeração do BAB (Baiona-Angelu-Biarritz) e os seus centros comerciais.

Na Internet, foi criado um grupo de apoio a Aurore Martin na rede social Facebook. Criado no sábado passado, na quarta-feira contava com 800 apoiantes.

A nível do Estado francês, para além da Liga dos Direitos do Homem e do Novo Partido Anticapitalista, o sindicato Solidaires também assumiu publicamente uma posição (sendo que a sua representação local se colocou desde o início ao lado de Aurore Martin). No meio mais próximo de Aurore Martin, anunciam-se outras tomadas de posição por parte de parlamentares, que devem intervir nos dias que aí vêm.

Giuliano CAVATERRA
Fonte: Lejpb-EHko_kazeta

Em Hego Euskal Herria, representantes da esquerda abertzale concentraram-se na quinta-feira à tarde em frente ao Consulado francês de Bilbo, tendo Niko Moreno sublinhado a «gravidade» da decisão da Corte de Apelação de Pau contra Aurore Martin e feito um apelo à participação na manifestação de amanhã em Baiona. (Gara)