domingo, 19 de junho de 2011

Arnaldo Otegi: «O tempo corre a nosso favor, o importante é continuar a acumular forças»

Passaram-se muitas coisas em Euskal Herria desde a última entrevista concedida por Otegi, até se chegar à viragem de 22 de Maio. No entanto, continua a não existir um panorama normalizado, e a melhor prova disso é que dentro de oito dias ele mesmo se voltará a sentar no banco dos réus da Audiência Nacional, juntamente com sete companheiros. Otegi destaca que a nova estratégia da esquerda abertzale entrou em sintonia com o povo e está a alcançar grandes avanços, mas defende que se deve «continuar a unir forças, em termos tácticos e estratégicos».

Fermin MUNARRIZ
Há apenas um mês o mapa institucional basco conheceu uma grande mudança, após o surgimento do Bildu como força legal. Contudo, faltam apenas oito dias para que na Audiência Nacional espanhola se inicie o julgamento da aposta política da esquerda abertzale, sentando no banco dos réus oito pessoas por causa do «caso Bateragune», sendo uma delas Arnaldo Otegi. Uma situação aparentemente contraditória que torna ainda mais relevante a opinião de Otegi, apesar das limitações impostas pelas circunstâncias da prisão - onde se encontra há quase dois anos. O questionário enviado pelo Gara começa precisamente com a análise da situação actual e do resultado das eleições de 22 de Maio, e vai até ao julgamento que começa a 27 de Junho, mas as respostas são, acima de tudo, um olhar de longo alcance sobre o processo basco.
VER: Gara

Em Elgoibar, pregão em defesa de Arnaldo Otegi
A plataforma que defende o membro da esquerda abertzale pediu a sua libertação. Otegi está preso desde Outubro de 2009, e é um dos arguidos no «caso Bateragune», cujo julgamento se inicia a 27 de Junho no tribunal de excepção espanhol.
Em Elgoibar (Gipuzkoa), pregão em defesa de Arnaldo Otegi (euskaraz e em castelhano).
Fonte: Berria

Ver também: «Gerry Adams e outros eleitos do Sinn Féin exigem a libertação de Arnaldo Otegi» (boltxe.info)

«Epaiketa politikorik ez»: manifestazioa Burlatan
Não aos julgamentos políticos! Manifestação em Burlata, dia 26 de Junho, às 12h30
Txelui Moreno e os outros, livres em Euskal Herria!