sexta-feira, 24 de junho de 2011

O Kukutza Gaztetxea perante uma possível acção de despejo

Kukutza resiste!

bairro de Errekalde auzoa, Kukutza Gaztetxea * E.H.
Depois de terem tido conhecimento de um auto judicial que autoriza o desalojo «iminente» do seu espaço, os porta-vozes do Kukutza Gaztetxea http://kukutza.blogspot.com/, acompanhados por um grande número de simpatizantes do trabalho que é desenvolvido nesta antiga fábrica, deram uma conferência de imprensa para manifestar o seu «descontentamento» pelo facto de não terem sido oficialmente informados da decisão - «É como se não existíssemos» - e para pedir ao executivo da autarquia de Bilbo (PNV) que inicie «um diálogo de forma a encontrar soluções que permitam que este espaço não seja demolido e prossiga com a sua actividade, dando sequência a um trabalho de treze anos». Para tal, já solicitaram uma reunião à Câmara Municipal da capital bizkaitarra, mas ainda não foram chamados.

Disseram ainda que, até ao momento, o projecto de urbanismo não foi apresentado e que «a única informação que possuem é que estão a tratar do licenciamento para derrubar o edifício».
Um porta-voz da Kukutza Gaztetxea afirmou que têm a intenção de «resistir», e não encaram a possibilidade de baixar a guarda, permitindo o desalojo do imóvel.

Para alguns, esta antiga fábrica abandonada, situada na Rua Iturrigorri, n.º 1, e que foi «okupada» há treze anos, só tem futuro como espaço de «habitação». Ao que parece, a construtora baracaldesa Cabisa S.A quer desalojar e derrubar o edifício, para ali construir um bloco de apartamentos de seis andares.

Vídeos da conferência de imprensa: 1 - 2 - 3


«Kukutza gaztetxea, eraisteko arriskuan» (Bilbo Branka)