De acordo com informações veiculadas pelo Movimento pró-Amnistia, dois ertzainas à paisana entraram ontem à noite no Gaztetxe de Ordizia (Gipuzkoa) «argumentando que o volume da música estava muito alto».
Então, os agentes retiraram de uma parede várias fotografias de presos e identificaram três menores. Uma patrulha de seis ertzainas de uniforme entrou depois no local e fotografou cartazes e autocolantes que havia no Gaztetxe. Depois de efectuarem buscas no andar de cima, disseram aos jovens que vão enviar a um juiz os cartazes, as fotos e restante material apreendido, de acordo com o Movimento pró-Amnistia.Em Zarautz (Gipuzkoa), a Ertzaintza entrou no recinto das festas pelas 20h30 e pediu ao responsável de uma txosna [barraca da festa] que retirasse uma faixa que fazia referência aos presos, bem como algumas fotos de perseguidos políticos.
Como o visado se recusou a fazê-lo, foram os próprios polícias a retirar o cartaz, de acordo com fontes do Departamento do Interior.
O autarca de Zarautz, Juan Luis Illarramendi, presenciou a actuação da Ertzaintza e pediu explicações aos agentes, de acordo com a informação divulgada pelo citado Departamento, que precisa que a Ertzaintza vai abrir um processo relativo à faixa e às fotos.
Fonte: Gara
Dispersão penitenciária: 33 presas e presos navarros encontram-se a mais de 900 km de EH
A Egin Dezagun Bidea, iniciativa promotora da manifestação do próximo domingo, 3 de Julho, em Iruñea, divulgou uma série de dados relativos à situação das presas e dos presos políticos navarros.
Os dados centram-se nas seguintes questões: dispersão, presos com doenças graves e incuráveis, pena perpétua, isolamento e punição às famílias.
VER: ateakireki.com
Familiares de Miguel Angel Llamas, Pitu, sofreram um novo acidente provocado pela dispersão
Por esta razão, os presos políticos de Valdemoro levam hoje a cabo uma acção de protesto, não se apresentando no refeitório ao longo do dia.
Com este, são já 20 os acidentes sofridos por familiares de presas e presos políticos bascos entre 2010 e 2011, com um saldo de 14 pessoas feridas. O último passou-se no dia 24 com os familiares do preso político Oscar Abad, que se encontra na prisão de Topas (Salamanca).
Fonte: ateakireki.com e etxerat.infoAcção a favor dos presos políticos bascos em Barakaldo
Sobre a acção, ver notícia aqui.