segunda-feira, 27 de junho de 2011

A Ertzaintza retira fotos e cartazes de presos em Ordizia e Zarautz

De acordo com informações veiculadas pelo Movimento pró-Amnistia, dois ertzainas à paisana entraram ontem à noite no Gaztetxe de Ordizia (Gipuzkoa) «argumentando que o volume da música estava muito alto».
Então, os agentes retiraram de uma parede várias fotografias de presos e identificaram três menores. Uma patrulha de seis ertzainas de uniforme entrou depois no local e fotografou cartazes e autocolantes que havia no Gaztetxe. Depois de efectuarem buscas no andar de cima, disseram aos jovens que vão enviar a um juiz os cartazes, as fotos e restante material apreendido, de acordo com o Movimento pró-Amnistia.
Em Zarautz (Gipuzkoa), a Ertzaintza entrou no recinto das festas pelas 20h30 e pediu ao responsável de uma txosna [barraca da festa] que retirasse uma faixa que fazia referência aos presos, bem como algumas fotos de perseguidos políticos.
Como o visado se recusou a fazê-lo, foram os próprios polícias a retirar o cartaz, de acordo com fontes do Departamento do Interior.
O autarca de Zarautz, Juan Luis Illarramendi, presenciou a actuação da Ertzaintza e pediu explicações aos agentes, de acordo com a informação divulgada pelo citado Departamento, que precisa que a Ertzaintza vai abrir um processo relativo à faixa e às fotos.
Fonte: Gara

Dispersão penitenciária: 33 presas e presos navarros encontram-se a mais de 900 km de EH
A Egin Dezagun Bidea, iniciativa promotora da manifestação do próximo domingo, 3 de Julho, em Iruñea, divulgou uma série de dados relativos à situação das presas e dos presos políticos navarros.
Os dados centram-se nas seguintes questões: dispersão, presos com doenças graves e incuráveis, pena perpétua, isolamento e punição às famílias.
VER: ateakireki.com

Familiares de Miguel Angel Llamas, Pitu, sofreram um novo acidente provocado pela dispersão
No sábado, dia 18 de Junho, vários familiares de Miguel Angel Llamas, Pitu, preso político de Noain (Nafarroa), sofreram um acidente quando regressavam da visita à prisão de Valdemoro. O acidente ocorreu quando rebentou um dos pneus da auto-caravana em que viajavam, ocupada por seis pessoas, entre as quais duas crianças. Felizmente, o acidente não provocou feridos e, depois de receberem assistência na estrada, puderam seguir viagem.
Por esta razão, os presos políticos de Valdemoro levam hoje a cabo uma acção de protesto, não se apresentando no refeitório ao longo do dia.
Com este, são já 20 os acidentes sofridos por familiares de presas e presos políticos bascos entre 2010 e 2011, com um saldo de 14 pessoas feridas. O último passou-se no dia 24 com os familiares do preso político Oscar Abad, que se encontra na prisão de Topas (Salamanca).
Fonte: ateakireki.com e etxerat.info

Acção a favor dos presos políticos bascos em Barakaldo
Sobre a acção, ver notícia aqui.