quinta-feira, 9 de junho de 2011

A jovem independentista Saioa Zubiaur saiu em liberdade na segunda-feira


Ongi etorri!

A jovem natural de Zeberio (Bizkaia), saiu da prisão de Foncalent na segunda-feira à tarde, depois de pagar uma fiança, tendo chegado às 6h00 da manhã a Zeberio, onde foi calorosamente recebida pelos seus conterrâneos.
A jovem independentista foi detida pela Polícia espanhola a 16 de Dezembro do ano passado, no âmbito de uma operação policial contra a juventude independentista. Esteve incomunicável e, depois disso, recebeu ordem de prisão. Primeiro, Saioa foi encarcerada em Soto del Real; passou os últimos meses em Foncalent (Alacant).
Fonte: askatu.org

Euskal Herriaren Lagunak, na concentração de Gasteiz
A Etxerat, associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos - fez um apelo à participação nas concentrações que amanhã, como acontece todas as sextas-feiras, terão lugar a favor do repatriamento dos presos. E faz saber que uma ampla representação dos Euskal Herriaren Lagunak (Amigos do País Basco) participará na concentração que terá lugar na Praça da Virgem Branca, em Gasteiz, às 20h00. Concretamente, estarão presentes representantes dos EHL do Estado espanhol, Países Catalães, Irlanda, Dinamarca, Alemanha, Suíça, Estado francês, Bretanha e Itália.
Na terça-feira à tarde 120 pessoas juntaram-se em frente ao Arriaga, em Bilbo, em defesa dos direitos dos presos, e ontem 55 pessoas fizeram o mesmo em Atarrabia (Nafarroa).
Fonte: Gara

Semana da Solidariedade em Baztan
Na última semana de Maio, em Baztan (Nafarroa) organizaram a elkartasun astea (semana da solidariedade). Nas imagens, uma conferência e um jantar que tiveram lugar em Elizondo. Também fizeram um apelo à participação na mobilização convocada para este fim-de-semana até prisão de Almeria, para reclamar a libertação de Iñaki Erro.