sexta-feira, 3 de junho de 2011

Viagem até à prisão de Almeria, para exigir a libertação de Iñaki Erro

Nos dias 10 e 11 de Junho, a solidariedade com os presos terá Almeria como destino. Ali, encontra-se preso Iñaki Erro, habitante do bairro de Donibane (Iruñea) que, depois de 24 anos na prisão, com a pena cumprida, ali continua.
A viagem é organizada pelos bairros iruindarras de Donibane, Alde Zaharra, Txantrea e pela localidade vizinha de Burlata. É que, para além de Iñaki Erro, há mais três presos navarros em Almeria: Jorge Olaiz (Alde Zaharra), Alberto Viedma (Txantrea) e Xabier Arina (Burlata). As inscrições fazem-se nos locais habituais.

Pena perpétua
O preso de Donibane Iñaki Erro Zazu cumpriu a pena a que foi condenado em Maio de 2010 mas, com aplicação da doutrina do Supremo, fixaram-lhe a data de saída para 2017.
Há mais cinco presos navarros na mesma situação: Ines del Rio, Iñaki Urdian, Jokin Santxo, Jesus Mari Mendinueta eta Bautista Barandalla.

Viagem com partida de Arbizu, este fim-de-semana
Neste fim-de-semana, uma outra comitiva solidária partirá de Arbizu (Sakana, Nafarroa) com destino à prisão de Castelló. O objectivo é denunciar a pena perpétua e reclamar a libertação de Jesus Mari Mendinueta, que também já cumpriu a pena na íntegra.
Fonte: ateakireki.com

A Sasoia convoca uma concentração em frente ao Governo Civil pelos direitos dos presos políticos
A associação de reformados e pensionistas de Nafarroa (Sasoia), signatária do Acordo de Gernika, pede publicamente que sejam adoptadas já as medidas contempladas neste acordo relativamente aos presos e presas políticas bascas. A Sasoia exige a Madrid e a Paris que cessem a actual política penitenciária, e aos novos cargos eleitos que se comprometam a dar passos com este objectivo.
[...]
A concentração em defesa dos direitos dos presos políticos foi convocada para dia 9 de Junho, às 12h00, em frente à Delegação do Governo espanhol em Iruñea.
Notícia completa: ateakireki.com