O agente foi constituído arguido por ter detido Regina Maiztegi, de Soraluze (Gipuzkoa), sem mandado de detenção, em Agosto do ano passado. Ontem, depôs no Tribunal de Eibar.
Entrevista a Regina MAIZTEGI (Gara)
Um agente da Polícia Nacional espanhola teve de depor ontem de manhã no Tribunal de Eibar (Gipuzkoa), acusado de ter efectuado uma detenção ilegal, segundo fez saber o Movimento pró-Amnistia.
O caso deu-se em Agosto de 2010, quando a Polícia espanhola deteve a soraluzetarra Regina Maiztegi. Alguns meses antes, Maiztegi tinha sido julgada e condenada pela tribunal especial espanhol, Audiência Nacional.
No entanto, tendo em vista o recurso apresentado contra essa decisão judicial, a sentença não era ainda firme. Para além disso, não havia um mandado de detenção emitido contra a soraluzetarra.
Sem levar nada disto em conta, os agentes policiais espanhóis, prenderam Maiztegi numa operação de grande repercussão mediática. Dois dias depois, Regina foi posta em liberdade, tendo apresentado uma queixa, argumentando que a sua detenção tinha sido efectuada à margem da lei. O tribunal deu-lhe razão e um dos polícias foi imputado.
Fonte: Gara e Berria