Comunicado conjunto dos comités de apoio e grupos de Euskal Herriaren Lagunak (Amigos do País Basco) de todo o mundo, face à nova tentativa de criminalização da actividade política e ao julgamento relativo ao «caso Bateragune», que se iniciou na segunda-feira passada, dia 27 de Junho.
Basta de julgamentos políticos, soluções políticas para Euskal Herria!VER: askapena.org
Os polícias-testemunhas não apresentam uma única prova contra os arguidos no «caso Bateragune»
Uma dezena de agentes da Polícia espanhola foram depor à AN espanhola no terceiro dia do julgamento relativo ao «caso Bateragune», mas o seu testemunho foi totalmente irrelevante. Vigiaram os acusados ou escutaram as suas conversas telefónicas, mas os únicos factos que apresentaram foram reconhecidos por eles ou foram, muito simplesmente, públicos.
VER: Gara
«Descolocados», de Iñaki IRIONDO (Gara)
Análise política de Floren Aoiz (Info7 Irratia)
Esta semana, a análise política de Floren Aoiz centra-se no julgamento relativo ao «caso Bateragune», que está a decorrer na Audiência Nacional espanhola. Também comenta a eleição de Donostia como Capital Europeia da Cultura para 2016; a relação de Yolanda Barcina com as peñas de Iruñea e o facto de estas terem recuperado o «humor ácido» para os sanfermines deste ano; ainda tece algumas considerações sobre o novo Governo de Nafarroa.Na imagem, Rafa Díez Usabiaga e Arnaldo Otegi, dois dos arguidos no julgamento do «caso Bateragune».