terça-feira, 14 de junho de 2011

O Bildu afirma que a mudança política e social em Nafarroa «é imparável», apesar da «fraude» do PSN

Depois da constituição dos municípios no sábado passado, o Bildu de Nafarroa entende que ficaram claras duas realidades no mapa político: por um lado, que «é urgente e existem condições para empreender a mudança política e social em Navarra», e, por outro, que «o PSN, hoje, não constitui uma força de mudança nem é uma alternativa à dupla UPN-PP».

«Uma vez mais, o PSN voltou as costas aos seus votantes e à maioria da população navarra, que exigiam com os seus votos a mudança política e social», afirmaram esta manhã representantes de Bildu numa conferência de imprensa em Iruñea.

«O PSN tornou possível que continuem a governar aqueles que nos conduziram às taxas mais altas de desemprego, venderam a CAN, prejudicaram a saúde, cortaram o financiamento aos municípios, investiram milhões em macro-projectos inúteis, agrediram o meio ambiente...», prosseguiram, afirmando que o PSN volta a «repetir o mesmo esquema utilizado nos últimos 20 anos: prometer algo que depois não cumpre».

«Fraude»
«E isso tem um nome, fraude», concluíram a este respeito.
No entanto, o Bildu considera que em Nafarroa «há força suficiente para a mudança. A mudança já está em marcha a nível social, sindical, e também se está a tornar realidade no âmbito institucional».

«A verdadeira alternativa já se começou a consolidar», acrescentaram Bakartxo Ruiz e Maiorga Ramírez, que convidaram «todas as pessoas a envolver-se, pois é necessário o esforço de todos e de todas».

Disseram também que, tanto nas equipas de governação municipal como na oposição, o compromisso do Bildu é o de que «as exigências maioritárias da sociedade se transformem em maiorias de voto nas instituições».

Com esse propósito, os representantes do Bildu anunciaram que, ainda este mês, vão iniciar uma primeira ronda de contactos com representantes sociais e sindicais, que esperam que venha a ter continuidade em Setembro.
Fonte: Gara

Na imagem, Pedro Gaztearena, autarca recém-empossado de Atarrabia, com Bakartxo Ruiz, Maiorga Ramírez e Peio Martinez de Eulate, representantes do Bildu. (Jagoba Manterola / Argazki Press)