17 dos 22 eleitos do Bildu descolaram-se ontem de manhã até às Juntas Gerais de Gipuzkoa, para ali se inscreverem como membros das Juntas e, desta forma, acelerar o processo de constituição da Câmara e a nomeação do futuro deputado geral. Inscreveram-se 17 eleitos, e não os 22 que o Bildu elegeu para as Juntas, porque basta apresentar uma terça parte da representação total nas Juntas Gerais (são 51 eleitos) para iniciar o processo de tomada de posse.
Martin Garitano, candidato do Bildu a deputado geral, liderou a comitiva, de que faziam parte Ander Rodriguez, Enrique Martínez, Inko Iriarte, Iñaki Agirrezabalaga, Ricardo Burutaran e Lohitzune Txarola, entre outros.
Garitano referiu que, com as inscrições, pretendem «acelerar a mudança política em Gipuzkoa». «É importante – continuou – que as Juntas Gerais representem a nova realidade social» e «acreditamos que a mudança pode alastrar do nosso território a Euskal Herria».
O candidato a deputado geral espera que «a constituição das Juntas Gerais reflicta aquilo que as urnas decretaram, que o Bildu mantenha a sua liderança e que nos conduza a um estado/estádio de normalização política».
A presidente em funções das Juntas Gerais, Rafaela Romero, saudou todos os representantes da coligação soberanista, tendo-se reunido com eles posteriormente.
As Juntas Gerais têm agora um prazo de quinze dias para determinar a nova sessão inaugural (prevê-se que seja a 13 de Junho). Depois disso, inicia-se um prazo de quinze dias úteis até à sessão em que será nomeado o novo deputado geral, que será necessariamente antes do 4 de Julho.
No que diz respeito às câmaras municipais, serão todas constituídas no sábado, dia 11 de Junho, e nesse mesmo acto serão eleitos os novos autarcas.
Notícia completa: Gara
Garazi Urrestarazu, cabeça-de-lista do Bildu em Altsasu, anda muito ocupada, pois tem de compatibilizar as reuniões para poder aceder à autarquia de Altsasu, depois de ter sido a candidata mais votada nas eleições, com a elaboração do projecto de fim de curso na Faculdade Huhezi de Eskoriatza.
Entrevista de Martxelo DÍAZ
VER: Gara
Entrevista a Ainhoa Etxaide (Info7 Irratia)
A secretária-geral do sindicato LAB opina sobre a reforma de negociação colectiva e faz também um leitura sobre o novo panorama político aberto em Euskal Herria após as eleições de 22 de Maio.