terça-feira, 7 de junho de 2011

Em Bortziriak, marcha de montanha pelos presos e refugiados

No dia 29 de Maio, as localidades da comarca navarra de Bortziriak organizaram uma marcha até ao monte Frain em solidariedade com os presos e os refugiados políticos bascos.
Cada qual tinha o seu lema: o de Arantza era «Isolamendurik ez!» (Não ao isolamento); o de Bera, «Biziarteko zigorrik ez!» (Não à pena perpétua); o de Etxalar, «Iheslariak etxerat!» (Os refugiados para casa); o de Igantzi, «Euskal presoak etxerat!» (os presos bascos para casa); e o de Lesaka, «Iñaki askatu!» (Liberdade para Iñaki) - lema que aludia à situação de um dos filhos da terra, Iñaki Fagoaga, que já cumpriu três quartos da pena e que, como tal, devia estar cá fora.
Por volta do meio-dia, os diferentes grupos alcançaram o cume do monte Frain; ali, decorreu um acto, que começou ao som da txalaparta e prosseguiu com um aurresku em honra dos familiares e amigos dos presos e refugiados da comarca. Depois, um membro do Movimento pró-Amnistia tomou a palavra, para afirmar que a política penitenciária a que os presos políticos bascos são submetidos é a mais perversa, e que a única maneira de acabar com ela é aumentar a pressão popular.
Neste sentido, convidou as pessoas a participarem nas concentrações que a Egin Dezagun Bidea convocou para estas semanas em diversas localidades.
Fonte: ateakireki.com

Ver também: «Habitantes de Aiara apoiam Pablo Gorostiaga em frente aos muros de Herrera» (Gara)

«Kirruli», de Mikel ARIZALETA (boltxe.info)

Ongi etorri caloroso ao ex-preso Xabi de la Maza em Gorliz
Cerca de 200 pessoas participaram no sábado passado, em Gorliz (Bizkaia), no ongi etorri ao jovem Xabi de la Maza.
Na ocasião, para além de Xabi e dos seus pais, que agradeceram todo o apoio recebido durante o tempo de reclusão do filho, fizeram-se representar ainda a koadrila Las Kabras, o movimento juvenil (que pediu apoio para a iniciativa Gazte 1+Ez! / Nem + 1 jovem!) e o Movimento pró-Amnistia.
Este último denunciou o «rapto» sofrido por De la Maza, recordou Aletxu Zobaran e Alfon Etxegarai, encorajou as pessoas a celebrarem o regresso de Xabi e a participarem na manifestação em defesa dos direitos dos presos convocada para o próximo domingo, em Bilbo, com início previsto para as 12h30 no Museu Guggenheim.
De la Maza foi detido em 19 de Dezembro de 2009 e encarcerado dois dias depois por ordem do juiz Fernando Grande-Marlaska, acusado de pertencer à organização juvenil ilegalizada Segi. Depois de ter estado 543 dias preso e a centenas de quilómetros da sua terra, e de ter pago uma fiança de 30 000 euros, foi posto em liberdade no dia 28 de Maio de 2011. Nesse dia, De la Maza teve a primeira recepção calorosa na sua terra.
Fonte: etengabe