quarta-feira, 8 de junho de 2011

O cabeça-de-lista do PSN em Uharte e um agente da Polícia Nacional, condenados pela agressão a um menor de idade nos Sanfermines de 2010

Koldo García Izaguirre, vereador eleito do PSN em Uharte (Nafarroa), e um polícia nacional foram condenados a uma multa de 60 dias como autores criminalmente responsáveis de um delito de ofensas corporais, por causa da tareia que deram a um menor de idade nas festas de San Fermin do ano passado.

A sentença considera que ficou provado que o jovem, que tinha então 16 anos, entrou no bar Stadium na noite de 11 de Julho para acompanhar a sua namorada, que queria ir à casa de banho. Ali, o polícia nacional agora condenado repreendeu-o por levar uma T-shirt com a inscrição «Independentzia», disse-lhe que «se fosse embora», e «agarrou-o por um braço com força e puxou-o para a rua». Uma vez fora do bar, o polícia espancou o menor, agredindo-o por diversas vezes. Nessa altura interveio o vereador de Uharte, que agarrou o jovem, levando-o pelo ar até à parte de fora do bar Sol, «onde o agarrou pelo pescoço e o espancou». Então, apareceu a Guarda Civil, que levou o menor detido por um alegado delito de «enaltecimento do terrorismo», acusação que foi arquivada posteriormente.

A sentença deita por terra a versão apresentada pelo advogado de defesa dos agressores (Miguel Martínez Falero, vereador da UPN em Antsoain), que sustentava que o menor os tinha provocado com gritos de «Gora ETA», referindo que essa atitude de provocação não foi demonstrada em nenhum momento.
Assim, o militante do PSN e o polícia nacional são condenados à pena máxima possível, no caso, para um delito menor de ofensas corporais.
Fonte: ateakireki.com / Ver também: Gara