terça-feira, 21 de junho de 2011

Euskal Herriaren Lagunak: solidariedade e reconhecimento

Representantes dos colectivos solidários de diferentes países e povos realizaram uma intensa visita ao País Basco, que serve como reconhecimento do esforço dispendido ao longo do ano e como um ponto de viragem para o trabalho a efectuar nos próximos meses. Homens e mulheres que caminham com Euskal Herria e que sentem o desejo de liberdade do nosso povo: 50 representantes de Itália (Bolonha, Milão e Florença), Alemanha (Berlim e Colónia), França (Paris, Rennes e Lille), Suíça, Dinamarca, Irlanda, Castela (Madrid e Leão), Andaluzia (Málaga) e Países Catalães (Barcelona) abraçaram o nosso povo, num gesto de solidariedade e internacionalismo, não havendo palavras para descrever o seu empenho e o carinho que nos transmitiram.

As jornadas iniciaram-se na sexta-feira, dia 10 de Junho, em Gasteiz, onde @s companheir@s dos EHL se reuniram com representantes de colectivos políticos e anti-repressivos (Ezker Abertzalea, Torturaren Aurka Taldea e Etxerat) para conhecer em primeira mão a situação, a estrutura de trabalho, as campanhas de denúncia e a divulgação do trabalho realizado.

Ao meio-dia, depois de um almoço de confraternização na Parte Velha de Gasteiz, fizeram uma visita à sede do sindicato LAB, onde ficaram a conhecer a história, os objectivos e a estrutura de trabalho do sindicato abertzale e de esquerda. O momento mais emotivo do dia foi, sem dúvida, a participação de todas as delegações na concentração realizada pelos familiares dos pres@s na Praça da Virgem Branca, onde se manifestaram seguindo uma faixa em que se expressava a solidariedade com @s pres@s e refugiad@s.
Ler mais em askapena.org

Fotos: EHL

Em Iruñea, reclamam o fim das detenções, das torturas e dos «julgamentos políticos farsa»
Uma centena de familiares de jovens detidos e incomunicáveis concentrou-se, como acontece todas as segundas-feiras, em frente à sede do PSN em Iruñea, no Paseo Sarasate, com o lema «Dejad en Paz a nuestr@s hij@s. Torturarik Ez». Para além de reclamarem o fim das detenções, do regime de incomunicação e da tortura, lembraram que na próxima segunda-feira, dia 27, tem início o «julgamento político farsa» de militantes da esquerda abertzale que, tal como os seus filhos e filhas, «vão ser julgados por exercerem o seu direito a fazer política».
Fonte: ateakireki.com

Em Iturrama, concentração contra os julgamentos políticos
Na próxima quinta-feira, o bairro de Iturrama (Iruñea) irá assistir a uma concentração (20h00) e a uma corrente humana (20h30) em solidariedade com Miren Zabaleta, habitante do bairro e arguida no «caso Bateragune».
Epaiketa politikorik ez! Aldaketa politiko eta sozialaren alde.
Não aos julgamentos políticos! Pela mudança política e social.