sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mais de uma centena de sindicatos de todo o mundo exige a absolvição dos arguidos no «caso Bateragune»

110 sindicatos dos cinco continentes, reunidos em Paris, aprovaram uma resolução em que se exige a absolvição dos processados, e uma outra em que expressam a sua solidariedade ao ex-secretário-geral do LAB, Rafa Díez Usabiaga.

No âmbito da «Conferência Mundial da União Internacional dos Sindicatos (UIS) do Comércio, da Alimentação e da Agricultura», 110 centrais sindicais dos cinco continentes aprovaram por unanimidade uma resolução, proposta pelo LAB, em que se denuncia o julgamento que terá início na segunda-feira que vem na Audiência Nacional espanhola e terá no banco dos réus oito militantes independentistas.

Na resolução, para além de se exigir a sua absolvição e a libertação dos que se encontram na prisão – Arnaldo Otegi, Arkaitz Rodríguez, Miren Zabaleta e Sonia Jacinto –, afirma-se que «este tipo de processos de claro carácter político é totalmente incompreensível e condenável, ainda para mais nesta altura, em que no País Basco se está abrir um novo ciclo para encontrar uma saída negociada para o conflito político que se vive».

Na conferência referida participam sindicatos que reúnem centenas de milhares de filiados nos seus países; assim, encontram-se presentes a CGT, do Estado francês; a CGTP, de Portugal; PAME, da Grécia; PEO, de Chipre; CTC, de Cuba; COB da Bolívia, Unete, da Venezuela; CTB e CGTB, do Brasil; COSATU, da África do Sul; GUPW, da Palestina; CITU e AITUC, da Índia; UGTA, da Argélia; ACFTU, da China, e VGCL, do Vietname, entre outros.

Resolução solidária com Rafa Díez
Na mesma sessão foi também aprovada uma outra resolução, para expressar a solidariedade da Conferência ao ex-dirigente do LAB Rafa Díez, que se encontra imputado no chamado «caso Bateragune».

Assim, afirma-se que «a detenção se ficou a dever única e exclusivamente às suas ideias políticas e à sua actividade sindical. O seu único "crime" é serem bascos, independentistas e socialistas», afirma a resolução.

«A sociedade basca já respondeu há bastante tempo e de forma reiterada a estas medidas de excepção e a esta violação dos direitos civis e políticos que são praticadas no Estado espanhol. Assim, milhares de pessoas vieram para as ruas após aquelas detenções, e mais de 300 000 cidadãos bascos exigiram uma saída democrática para conflito político que se vive no País Basco votando no "Bildu". Os resultados das últimas eleições no País Basco no passado dia 22 de Maio mostraram que a maioria da sociedade basca reclama uma mudança político e social», prossegue.

Por último, a Conferência da União Internacional dos Sindicatos denuncia o julgamento que se inicia na segunda-feira, exige a absolvição e a libertação de todos os arguidos, além de mostrar o seu apoio às mobilizações que se levarem a cabo em Euskal Herria contra o referido processo judicial.
Fonte: Gara
Ontem, no bairro de Iturrama (Iruñea), teve lugar uma concentração e uma corrente humana contra os julgamentos políticos e pela libertação de Miren Zabaleta, habitante do bairro e uma das oito pessoas processadas no «caso Bateragune». Ver: ateakireki.com
Fotos: Konzentrazioa Iturraman: Miren askatu!