sexta-feira, 17 de junho de 2011

No gaztetxe Esparru, em Zizur, apresentação de «La ternura de los pueblos»

Na quarta-feira, o gaztetxe Ezparru, em Zizur (Nafarroa), foi o palco da apresentação do livro La ternura de los pueblos. Euskal Herria internacionalista, último trabalho do ziraukiarra Jesús Valencia, editado pela Editorial Txalaparta.
Jesús é licenciado em Educação Social, membro co-fundador da Coordenadora de Comités de Solidariedade de Euskadi, e participou na Plataforma Euskal Herria, bai; OTAN ez; na Askapena e na Amaiurko Quetzal Agiria. Participa ainda no Foro de Debate Nacional e foi um dos impulsionadores do movimento Independentistak. Colabora nas revistas Exodo, Judimendikoak e no diário Gara.
Fonte: askapena.org via lahaine.org

O gaztetxe de Bergara comemora onze anos de vida
O gaztetxe de Bergara (Gipuzkoa) encontra-se há onze anos na prisão velha e, para comemorar este aniversário, o espaço vai promover uma série de actividades até ao próximo dia 21 de Junho. Hoje, o grupo de teatro Apropox leva à cena Eunon, uma obra de teatro muda. Amanhã, a jornada inicia-se às 12h00 com um triki-poteo, que partirá do gaztetxe. Segue-se o almoço popular (14h30), acompanhado pelos bertsos de Eneritz Zabaleta e Unai Gaztelumendi - os bilhetes podem ser adquiridos a 8 euros no bar Arrano. Às 19h00, haverá um espectáculo com danças tradicionais e modernas e, às 22h30, começam os concertos, com a participação de Fight to Life, AMD e Ziggy and Koustic. [Programa completo aqui.]
Fonte: Gara

O gaztetxe de Zalla sofre o terceiro ataque em menos de um mês
Pela terceira vez em menos de um mês, o gaztetxe de Zalla (Bizkaia) foi alvo de um ataque. Ao que parece, os atacantes espalharam líquido inflamável pelo segundo andar, repetindo o modus operandi do ataque anterior. Nesse andar ficam a bertso-gela, a cozinha, a sala de reuniões e diversos armazéns. Para os responsáveis pelo espaço, a repetição dos factos «mostra que se tratou de mais um ataque premeditado contra o nosso projecto social e cultural, participativo e autogerido».
Fonte: Gara / Ver também: gure_ametsak