terça-feira, 28 de junho de 2011

Ekain Mendizabal iniciou uma greve de fome contra o risco de expulsão

No dia 30 de Junho, o preso político de Ordizia (Gipuzkoa) termina o cumprimento da pena de seis anos de prisão a que foi condenado no Estado francês. A partir desse dia, corre o risco de ser expulso para o Estado espanhol, podendo ser detido pelas forças de segurança espanholas e ficar incomunicável, o que implica o risco de tortura. Por isso e porque reclama o direito a viver livre e sem ter de enfrentar riscos em Euskal Herria, iniciou uma greve de fome no dia 20 deste mês.
O Movimento pró-Amnistia manifestou a sua solidariedade a Ekain Mendizabal e aos seus familiares, «que atravessam neste momento uma situação difícil». Na mesma nota, defenderam também que «Ekain deve posto em liberdade, sem qualquer risco e de forma incondicional».
Fonte: askatu.org

Ongi etorri a Ibai Esteibarlanda, em Elorrio
O natural de Elorrio (Bizkaia) foi um dos 34 jovens detidos em Novembro de 2009 no âmbito de uma operação policial contra a juventude independentista, decretada pelo juiz Grande-Marlaska. Foi libertado na semana passada, depois de pagar uma fiança de 50 000 euros.
Fonte: altzoan.com

Em Orereta, ongi etorri a Manu Ugartemendia
Este fim-de-semana, o ex-preso político basco recebeu um ongi etorri em Orereta (Gipuzkoa). Ugartemendia passou os últimos anos no cárcere francês de La Santé e, como acabava de cumprir a pena a que foi condenado a 13 de Maio deste ano, empreendeu uma greve de fome contra o risco de expulsão para o Estado espanhol. Acabou por ser expulso pelo Estado francês, mas, à chegada ao aeroporto de Barajas (Madrid), pôde seguir em liberdade.
Fonte: askatu.org

500 pessoas na concentração semanal em Iruñea pelo fim das detenções e das torturas
Meio milhar de pessoas concentrou-se ontem em frente à sede do PSOE em Iruñea na mobilização semanal pelo fim das detenções e das torturas. Ali, também se lembrou o início do julgamento dos oito militantes da esquerda abertzale.
Fonte: ateakireki.com