quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os imputados responsabilizam «a UPN e a sua Polícia Municipal» pelos incidentes do txupinazo de 2010

Afirmam que os agentes actuaram com brutalidade, tendo como único objectivo tirar-lhes a ikurriña, e manifestaram a sua solidariedade ao jovem madrileno que ficou gravemente ferido, depois de ter sido atingido com uma garrafa.

Os jovens arguidos no processo do txupinazo dos sanfermines do ano passado deram hoje uma conferência de imprensa em Iruñea, no decorrer da qual responsabilizaram «a UPN e a sua Polícia Municipal» pelos incidentes ocorridos na Praça do Município, na sequência dos quais dezenas de jovens ficaram feridos, um deles em estado grave, depois de levar com uma garrafa.

Representes dos dezasseis jovens imputados – três dos quais, menores de idade, vão a julgamento no próximo dia 21 por um crime de «desordem pública» e «atentado à autoridade» – compareceram com familiares e membros de diversos colectivos, e projectaram um vídeo e várias fotografias, com os quais quiseram mostrar que «tudo o que se passou na Praça do Município foi provocado pela intervenção violenta e irresponsável» da Polícia local iruindarra.

«Nem sequer tentaram prender alguém por um crime que não existe, a ordem era bater e tirar-nos a ikurriña», destacaram os jovens, tendo acrescentado que os agentes recorreram a bastões metálicos extensíveis, uma arma que não consta da «indumentária» oficial da Polícia Municipal de Iruñea.

Solidariedade
Os imputados fizeram questão de salientar, de forma especial, a sua solidariedade com o jovem madrileno que ficou gravemente ferido depois de ser atingido com uma garrafa nos momentos que se seguiram à carga policial.
Enviaram uma mensagem de solidariedade ao jovem e aos seus familiares, tendo afirmado que lamentam «profundamente aquilo que se passou». «É lamentável que a vida de uma pessoa se veja limitada desta forma num espaço que devia ser de festa e diversão», realçaram em declarações à Ateak Ireki. [Ver link em baixo.]

Ikurriña
Tendo em conta o que se passou o ano passado, e depois de lembrar que não existe nenhuma razão para proibir a bandeira basca, os imputados pediram às pessoas que «continuem a exercer o seu direito a exibir» a ikurriña. Nesse sentido, encorajam toda a juventude e os sectores progressistas da cidade a vir para as ruas com a ikurriña, porque «não podemos aceitar que a ilegalizem de facto».
Fonte: Gara

VER notícia mais desenvolvida e áudio da conferência de imprensa (em euskara e castelhano) em ateakireki.com

Fotos: intervenção da Polícia Municipal no txupinazo de 2010 (ateakireki.com)

«Tudo o que se passou na Praça do Município foi provocado pela intervenção violenta e irresponsável da Polícia Municipal»
Txupinazo 2010 / Fonte: ateakireki.com

«Bildu Iruñea: "Era assim que queriam promover a segurança dos cidadãos num momento tão delicado como o txupinazo?"» (ateakireki via kaosenlared.net)