A ETA anuncia num comunicado enviado ao Gara que «assume o compromisso de colaborar com a Comissão Internacional de Verificação», uma iniciativa que considera como um «passo importante» para se avançar no processo de resolução.
O comunicado tornado público pela organização armada basca será divulgado na íntegra na edição escrita de hoje do Gara, e nele a ETA refere a sua vontade de prosseguir nesta senda.
A Comissão Internacional de Verificação foi apresentada na quarta-feira, em Bilbo, num acto privado para o qual foram convidados representantes de partidos, sindicatos, organizações empresariais e da Igreja católica, entre muitos outros agentes sociais. A sua missão consiste em avaliar o cessar-fogo permanente e geral iniciado pela ETA no passado dia 10 de Janeiro, numa declaração em que se mostrou também aberta a uma verificação internacional.
«ETAk ontzat eman du Nazioarteko Egiaztatze Batzordearen sorrera»
Notícia mais aprofundada, com artigos de opinião e reacções: «A ETA pede a Madrid e a Paris que aceitem a Comissão de Verificação e mostra-se disposta a colaborar» (Gara)