domingo, 17 de março de 2013

A assembleia constituinte do Eusko Ekintza realiza-se na Primavera

A nova força política, constituída por «várias correntes da esquerda abertzale», anunciou ontem em Altsasu (Nafarroa) que já foi legalizada e que entre os seus objectivos figura, precisamente, a derrogação da Lei dos Partidos e «a correcção de todas as suas consequências sociopolíticas e judiciais», já que essa norma «é uma clara expressão da negação de direitos».

Na conferência de imprensa, Antxon Gómez e Gotzone Errekondo fizeram saber que o Eusko Ekintza irá dar início a um processo de debate que culminará, esta Primavera, com a realização da sua assembleia constitutiva [Lehenengo Nazio Batzarra], em que serão analisadas duas propostas: a ideológica-política e a relativa à organização interna.

Fizeram saber ainda que vão dar início a um processo de contactos «com outras forças e agentes sociopolíticos de esquerda e soberanistas» para lhes apresentar «a proposta de acumulação de forças, sobre a constituição de uma Unidade Popular», como «instrumento para o confronto democrático com os estados». / Fonte: Gara / Ver: Berria e euskoekintza.eu