domingo, 31 de março de 2013

Aberri Eguna: milhares de pessoas reclamam um «Estado basco» em Iruñea

Milhares de pessoas participaram, em Iruñea, na manifestação organizada pela rede Independentistak. Faixas e cartazes recordaram a morte do preso político basco Xabier López Peña.

Nem espanhóis nem franceses: somos bascos!

A manifestação organizada pela rede Independentistak para este Aberri Eguna começou com a evocação a Xabier López Peña. Faixas e cartazes denunciavam a morte do preso político basco numa marcha repleta de cor, com ikurriñas, bandeiras de Nafarroa e da Catalunha.

Representantes dos quatro partidos políticos que compõem a coligação EH Bildu efectuaram declarações antes do início da manifestação: Asier Vega (Alternatiba) e Pello Urizar (secretário-geral do EA) sublinharam que a independência é uma «necessidade» para Euskal Herria; Pernando Barrena (Sortu) afirmou que a morte de López Peña na prisão resulta do facto de os estados «prolongarem sine die» a resolução do conflito; Xabier Lasa (porta-voz do Aralar) referiu-se à moção de censura que vão apresentar na sexta-feira que vem no Parlamento de Iruñea contra Yolanda Barcina.

A manifestação, acompanhada por um importante dispositivo policial, terminou com um acto político no Passeio de Sarasate, onde Garbiñe Bueno, representante da rede Independentistak, destacou, num discurso proferido em euskara e em castelhano, que sem Estado próprio não há saída para a crise.
Bueno referiu que «a falta de soberania» os deixa nas «mãos dos governos de Espanha e França e a sustentar uma casta política servil, inepta e corrupta»; «a independência é necessária», realçou.

Depois de afirmar que ninguém os vai parar no caminho para as suas liberdades, e que não vão deixar que «ninguém destrua» as suas «esperanças de paz e liberdade», nem a sua economia e o seu futuro, afirmou que é «muito mais viável construir uma democracia avançada e com um elevado grau de justiça social num Estado basco que dentro de Espanha ou de França».

Neste sentido, disse que a independência já não é apenas uma coisa de abertzales, mas «um projecto social com uma base plural, do povo e para o povo, e aberto a todos aqueles que quiserem um lugar digno, livre e em paz». / Ver: naiz.info / Vídeo: Aberri Eguna em Iruñea / Fotos: Aberri Eguna 2013 (naiz.info / ekinklik.org / boltxe.info)

Ontem: «'Enbata' mugimendua gogoan izan dute Itsasun, 50. urteurrenean» (Berria)
AB, Sortu, EA, Aralar eta Alternatiba alderdiek ekitaldi batean parte hartu dute gaur arratsaldean. Mugimendua sortu zela 50 urte betetzen dira. [Irakurri ere: kazeta.info]