domingo, 17 de março de 2013

Avança a Korrika 18: sábado em Iparralde, domingo nos Pirinéus

Depois de ter passado o dia de sábado e parte da madrugada de domingo nos herrialdes do Norte - Nafarroa Beherea, Zuberoa e Lapurdi -, hoje, por volta das cinco da manhã, a grande corrida a favor do euskara regressou a Nafarroa, pela comarca de Bortziriak. Daí, seguiu para a de Malerreka e depois para o vale de Baztan.

Deixando Baztan para trás, seguiu na direcção da Nafarroa mais pirenaica, a dos vales de Aezkoa, Zaraitzu e Erronkari.

O frio, a chuva, as encostas dos Pirinéus não assustaram os korrikalaris, sempre incentivados por muita gente e pelo bom ambiente reinante nas ruas das várias localidades por onde a corrida foi passando. A Korrika deve chegar a Burgi pouco antes da meia-noite, e daí segue para sul, em direcção a Zangotza, Tafalla e Tutera. / Ver: naiz.info 1, 2 e 3 [Na foto, a Korrika em Donibane Garazi.]


A UEMA tem mais cinco membros: Munitibar, Lekeitio, Tolosa, Zarautz e Lesaka
A Mancomunidade de Municípios Bascófonos/Euskaldunes - UEMA - aprovou ontem, na assembleia geral que teve lugar em Orio (Gipuzkoa), a integração de mais cinco membros: Zarautz e Tolosa (Gipuzkoa), Lekeitio e Munitibar (Bizkaia) e Lesaka (Nafarroa).
Com a aprovação destes cincos municípios, a UEMA passa a ser constituída por 69 municípios, nos quais vivem cerca de 216 000 pessoas.

Com a assembleia geral de ontem, terminou o processo de reflexão e sobre os organismos que tomariam parte ou não nesse processo, iniciado em 2011. Segundo revelaram, a mancomunidade saiu «reforçada». A instituição tem como objectivo «participar como motor de desenvolvimento na normalização do euskara», bem como criar e levar à criação de políticas linguísticas «ousadas e progressistas» a favor do euskara. 
Tendo em vista o futuro, foram mencionados quatro pilares: promover o funcionamento em euskara, manter e ampliar a área territorial, promover o desenvolvimento sustentável das terras euskaldunes e estabelecer contactos com organismos institucionais e sociais.

Se, inicialmente, a UEMA era composta sobretudo por municípios de pequena dimensão, actualmente já a integram municípios maiores, como Zarautz ou Tolosa. / Fonte: Berria