sábado, 16 de março de 2013

Milhares de pessoas manifestam-se em Bilbo por um outro modelo social e económico

A manifestação, que começou às 17h30 no Sagrado Coração, foi convocada por oito sindicatos - ELA, LAB, EILAS, ESK, EHNE, Hiru, CGT e CNT - e 50 organismos sociais em defesa de um novo modelo social e económico e contra os cortes dos governos de Lakua e Madrid. Milhares de pessoas aderiram à mobilização; de acordo com os organizadores, no início da mobilização estavam presentes 15 000 pessoas.

Sindicatos e organizações sociais vieram novamente para as ruas contra as políticas de resposta à crise. Para os organizadores, é necessário um outro modelo social e económico, porque as políticas actuais estão a levar a sociedade «à ruína».

No final, os sindicatos acusaram o lehendakari do Governo de Lakua, Iñigo Urkullu, de obedecer às ordens de Madrid. O secretário-geral do ELA, Adolfo Muñoz, disse: «Precisamos de protecção social e precisamos de uma outra política fiscal».

LAB: «A proposta orçamental é uma máquina de empobrecimento»
Para Sonia González, secretária de Comunicação do LAB, a proposta orçamental do Governo de Lakua é «uma máquina de empobrecimento». Em seu entender, quando o Governo diz que «não há alternativa», quer dizer «que não tem vontade de apresentar um orçamento a favor da maioria».

«Enquanto se cortam 711 milhões de euros em despesas sociais, não há qualquer problema para adiantar o dinheiro do TGV», disse González. «É preciso ter muita lata», acrescentou.

Igor López de Munain, deputado do EH Bildu no Parlamento de Gasteiz, denunciou as medidas «reaccionárias e anti-sociais» dos Governos de Gasteiz e de Iruñea, as quais, afirma, irão trazer «anos de retrocesso». / Fonte: Berria / Ver: naiz.info / Vídeo: Manifestação em Bilbo (naiz.info)

Em luta; outras mobilizações:
Em Barakaldo: «Trabalhadores do Hospital de Cruces denunciam os cortes orçamentais de Urkullu na Saúde» (boltxe.info)

Em Bilbo: «Afirmam que o dinheiro do BBVA está "cheio de sangue", frente à assembleia de accionistas do banco»
A plataforma contra o BBVA realizou uma concentração frente ao Palácio Euskalduna, em Bilbo, onde decorria a assembleia de accionistas do banco. Várias pessoas foram identificadas, entre as quais os cinco activistas que, com as roupas pintadas de vermelho, gritavam «BBVA assassino». (Ver BilboBranka e boltxe.info)