sábado, 9 de março de 2013

Milhares de pessoas manifestaram-se nas ruas de Bilbo e Iruñea contra a destruição do emprego

Em resposta à convocatória da rede de Comissões de Trabalhadores em Luta, com o lema «Enplegua defenda dezagun» [Vamos defender o emprego], milhares de pessoas manifestaram-se hoje à tarde nas ruas de Bilbo e Iruñea. Na capital da Bizkaia, a marcha teve início às 17h30 no Sagrado Coração; na capital navarra, partiu meia hora mais tarde da estação de autocarros.

Em Bilbo, Itxaso Viñez mostrou-se satisfeita com a adesão das comissões de trabalhadores e de toda a gente que participou na manifestação; deixou claro que «a destruição de emprego é um problema social» e afirmou que os «governos de Nafarroa e de Gasteiz têm de tomar nota disso e que a sociedade hoje está a dizer não às suas políticas, não às políticas que, ao serviço do patronato, destroem o emprego». Disse ainda que «amanhã irão regressar ao trabalho com novas forças».

Declarações de Itxaso Viñez
De Agoitz (Nafarroa) um grupo de trabalhadores participou numa marcha a pé até Iruñea para denunciar a grave situação económica em que se encontra a comarca de Agoitzaldea. Foram de Agoitz até Atarrabia, onde chegaram pelas 17h00, e dali partiram para Iruñea, onde participaram na manifestação.

Mais de 6000 pessoas manifestam-se em Iruñea
Ver: Berria, BilboBrankanaiz.info e ateakireki.com

Galtzen den borroka bakarra bazterrean uzten dena da!
A única luta que se perde é a que se abandona!

Entrevista: «El chantaje y la amenaza son sus armas, las nuestras están claras cuales deben de ser» (BorrokaGaraiaDa)
Entrevista de Borroka garaia da! a Jose Luis Ojer, membro da secção sindical do LAB na Sunsundegui (Nafarroa) e convocante das mobilizações de hoje.