sexta-feira, 29 de março de 2013

Começou a Gazte Dandaba em Urduña e esperam-se milhares de jovens nos próximos dias

O som da txalaparta e os bertsos deram as boas-vindas à Ernai, organização juvenil da esquerda abertzale, e ao Gazte Danbada, festival que celebra o seu nascimento. Milhares de jovens são esperados em Urduña (Bizkaia) nos próximos quatro dias.
No acto de recepção, os porta-vozes da Ernai afirmaram que Urduña será «uma pequena amostra do modelo» que aspiram construir. Recordaram o «longo e difícil caminho» percorrido nos últimos meses, em alusão ao processo ZukGua, do qual surgiu a nova organização juvenil.
Nesta primeira jornada, cerca de 600 pessoas participaram em workshops, debates e iniciativas diversas. Por volta das 17h00 foram apresentadas as várias delegações internacionais presentes em Urduña, que destacaram o socialismo, a independência e o feminismo como linhas fundamentais do seu trabalho, bem como a sua participação em diversos movimentos anti-imperialistas, ecologistas ou de defesa da língua.
As delegações internacionais presentes no Gazte Danbada são provenientes da Colômbia, do Curdistão, do Saara Ocidental, da Irlanda, da Dinamarca, da Noruega, da Suécia, dos Países Catalães, da Galiza, das Astúrias, da Cantábria, de Aragão, de Castela, da Andaluzia, de Itália, da Córsega e da Flandres. / Ver: lahaine.org e lahaine.orgnaiz.info e Berria

Fotos: Começou a Gazte Danbada em Urduña (naiz.info e Berria)


Acompanhamento especial: topatu.info