Disputou-se ontem à tarde na Amadora uma valente jogatana entre amigos do País Basco, que reuniu duas dezenas de pessoas (entre jogadores e espectadores).
Antes do encontro, alguns dos participantes prenderam bandeiras pelas quais têm simpatia e cujas causas defendem nas redes colocadas nos topos do campo: uma ikurriña, uma bandeira da Sare Antifaxista, outra da organização internacionalista basca Askapena (gora!) e duas bandeirolas pelo repatriamento dos presos e dos refugiados políticos bascos (amnistia osoa!).
Seguiu-se a partida, bem disputada, entre o Comando Amadora «Aurrera bolie» e a Brigada Algés-Oeiras «Argala beti», com uma ligeira supremacia dos «argala-betis» - mas isso era o menos importante, claro está.
Finda a partida, na qual, apesar do desportivismo prevalecente, os «aurreras» e os «argalas» tudo deram (jo ta ke, até à extenuação!), fizeram-se todos, moços e moças, jogadores e assistentes, a uma não menos valente lancharada, onde não faltou o bom queijo e o bom chouriço, a cerveja, o sumo e o tintol. E muito se conviveu e debateu sobre a actual situação no País dos Bascos. Gora gu ta gutarrak!
Euskal preso eta iheslariak etxera!
Jo ta ke, independentzia eta sozialismoa lortu arte!