quarta-feira, 27 de março de 2013

A Nafarroa Bizirik reclama um novo currículo para se conhecer a história real

A iniciativa 1512-2012 Nafarroa Bizirik reclamou ontem, numa conferência de imprensa em Iruñea, «a renovação do currículo sobre a História de Nabarra que se divulga nos centros de ensino», para que as novas gerações conheçam a realidade do que se passou nos últimos séculos, na sequência da conquista.

«Foi um facto absolutamente cruel e decisivo, ocorrido há 500 anos, mas com consequências que perduram até à actualidade. E, se não tomarmos medidas, também no futuro a realidade da sociedade navarra continuará a ser condicionada pelos factos ocorridos no ano de 1512. É por isso que continuamos a considerar de suma importância a socialização do debate em torno da conquista de Nabarra, bem como o esclarecimento do que aconteceu e do que deixou de acontecer», referiu Sergio Iribarren.

Com esse propósito, organizaram-se conferências, exposições, debates... «Erguermos um dique de contenção face a um processo de aculturação galopante. Ou melhor, plantámos uma semente nessa terra cultivada de mentiras e manipulações políticas, a semente da recuperação da nossa memória histórica», prosseguiu.

A Nafarroa Bizirik considera imprescindível continuar a «alimentar essa semente» e que os centros de ensino são «o melhor espaço. A História de Nabarra está repleta de acontecimentos e pessoas-chave para poder entender o presente em que nos movemos. Então, como podemos recusar esse conhecimento aos estudantes? Como queremos que entendam o contexto actual se desconhecem o passado?». / Ver: Gara / Texto e mais informação sobre a conferência de imprensa: Nafarroa Bizirik