sexta-feira, 8 de março de 2013

A Etxerat denuncia atitude «agressiva» contra o preso Xabier Alegria e seus familiares no funeral da mãe

A Etxerat fez saber que o preso político foi algemado pelos ertzainas no funeral da mãe e que a Polícia não deixou que ninguém se aproximasse dele.
À entrada da missa, que teve lugar na passada terça-feira no bairro donostiarra de Intxaurrondo, apenas alguns dos que estavam perto tiveram a possibilidade de estar com ele «por poucos minutos», disse a Etxerat. Acrescentou que o levaram «de forma bastante violenta» para a prisão de Zaballa.
A mãe de Alegria faleceu na segunda-feira, e o funeral foi no dia seguinte. Para chegar a Donostia, Alegria saiu da prisão de Puerto III (Andaluzia) às 05h00 da manhã, tendo chegado a Euskal Herria por volta das 16h00, segundo divulgou a Etxerat. Chegou à igreja às 17h20, dez minutos antes de a missa começar.
Para a Etxerat, a atitude da Ertzaintza é «incompreensível». (Berria)

O preso Juan Ramon Rojo foi hoje libertado, depois de ter passado 21 anos na prisão
A Etxerat divulgou numa nota de imprensa que o preso político Juan Ramon Rojo (Irun, Gipuzkoa), que se encontrava na prisão desde 1992 - e actualmente no cárcere de Daroca (Saragoça) -, foi hoje libertado.

Devia ter sido libertado no passado dia 3 de Dezembro, mas, como acontece com todos os presos políticos bascos, as Instituciones Penitenciarias passaram o seu caso para a AN, para que esta decidisse se lhe aplicava a doutrina 197/2006. Depois de duas reuniões plenárias nas quais se registaram-se empates, hoje, segundo revelaram fontes do tribunal de excepção, dez juízes votaram a favor da libertação do preso e oito contra.
A Etxerat deu-lhe as boas-vindas e enviou «um forte abraço» aos seus familiares. Será recebido às 20h30 na Praça Mosku, em Irun. / Ver: naiz.info e Berria

Múltiplas iniciativas contra a Doutrina Parot: em Bilbo, Gasteiz e Donostia
Tendo em conta que se aproxima o dia - 20 de Março - em que o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem vai examinar o recurso de Espanha contra a sentença de Julho de 2012, decretada por esse tribunal, contra a aplicação da chamada Doutrina Parot a Inés del Río, o Herrira organizou um vasto conjunto de iniciativas e mobilizações por todo o País Basco para exigir o fim dessa doutrina.

Em BILBO, o programa inicia-se hoje mesmo com uma manifestação no bairro de Santutxu (20h30, a partir da Ritxi plaza); no sábado, há distribuição de correio por toda a Alde Zaharra; dia 15, às 19h00, realiza-se um caravana automóvel informativa em Abusu, e em La Bolsa há um debate sobre a Doutrina Parot, com Fernando Diez Torre, Nagore Lopez de Luzuriaga, Iñaki Goioaga e Garazi Agirre; dia 16, concentração ao meio-dia na Indautxuko plaza para pedir a libertação do preso Josu Amantes, a quem a DP foi aplicada; dia 20, haverá mesas informativas na Alde Zaharra, bem como concentrações de 10 minutos nos colégios; às 20h00, no Arriaga, tem início um «estrondo» contra a doutrina 197/2006. (BilboBranka)

Em GASTEIZ, haverá uma concentração frente à Subdelegação do Governo espanhol, amanhã ao meio-dia; dia 12, debate na Fac. de Trabalho Social sobre a doutrina 197/2006, às 19h00, com as advogadas Miren Ortubay e Amaia Izko, e Susana Cabello (familiar do preso político Andoni Cabello); dia 15, concentração permanente contra a Doutrina, das 10h00 às 20h00, na Praça da Virgem Branca; dia 20, mobilizações nos colégios e nas universidades (de manhã) e manifestação às 20h00, a partir da Bilbo plaza. (herrira.org)

Em DONOSTIA, amanhã realiza-se uma concentração frente ao Governo Civil (12h00); dia 13, há debate na Larrotxene kultur etxea, às 19h00, com a advogada Arantxa Aparicio, a psicóloga Oihana Barrios e um familiar de um preso a quem a DP foi aplicada; dia 16, participação na manifestação em Tafalla (terra de Inés del Río); dia 20, manifestação às 20h00, a partir do Boulevard. (Herrira)