domingo, 10 de março de 2013

Grande manifestação em Tolosa em defesa da ikurriña e contra a imposição da «espanhola»

Realizou-se ontem em Tolosa (Gipuzkoa) uma manifestação em defesa da ikurriña e de repúdio contra as ordens judiciais que decretam a colocação da bandeira espanhola nas câmaras municipais de Tolosaldea, convocada pelos municípios e por múltiplos agentes sociais da região. No início da mobilização, que partiu da Praça do Triângulo, representantes de todos os municípios pegaram numa ikurriña enorme, que depois levaram durante o percurso da marcha.

No acto que se seguiu, o autarca de Tolosa, Ibai Iriarte, tomou a palavra em nome dos municípios de Tolosaldea, e afirmou: «Vamos continuar a defender o que é nosso, sinal de que somos um povo vivo e de que o continuaremos a ser. Temos de defender e apoiar aquilo que amamos, e hoje estamos aqui para defender o que é nosso, para dizer alto que a ikurriña é o nosso símbolo e que o nosso país se chama Euskal Herria».

Iriarte disse também que é necessário responder como povo ao «ataque» da colocação das bandeiras, continuando «a construir Euskal Herria nos seus diferentes domínios, diariamente», «sem cair em provocações».

Em nome dos agentes sociais, falou Iñaki Aristeta, da iniciativa popular Bai Euskal Herriari: «Eles querem fazer desaparecer Euskal Herria, mas para isso têm de nos fazer desaparecer a nós». Para Aristeta, o reconhecimento de Euskal Herria não vai surgir de um dia para o outro. «Ninguém nos vai entregar nada numa bandeja; temos de o conquistar», disse.


Ver: tolosaldea.hitza.info [com muitas fotos]