segunda-feira, 18 de março de 2013

Alegria e apelo à luta no «ongi etorri» a Ugaitz Astiz

Ongi etorri a Ugaitz Astiz
No sábado passado, dia 16, cerca de 200 pessoas juntaram-se no bairro da Txantrea, em Iruñea, para participar na cerimónia de boas-vindas a Ugaitz. No início, denunciou-se a política penitenciária criminosa que matou Anjel Figueroa; depois, houve de tudo um pouco: um aurresku, saudações e presentes dos colectivos do bairro, uma surpresa de Ondarru, um vídeo, dança juvenil...

Durante a intervenção, fez-se um apelo à continuidade da luta, do trabalho militante e colectivo, por forma a romper o bloqueio dos estados e a pôr em marcha todo o País - que é imparável -, alcançar um quadro democrático, concretizar a mudança política e social e avançar na senda da independência e do socialismo.
No final, o Ugaitz tomou a palavra, recorrendo a Mouseland para dizer que é tempo de erguer os punhos e conquistar a República Basca. / Ver: ateakireki.com

Harrera Taldea, ajuda à reinserção social de exilados e presos políticos bascos
«...a sociedade está a mudar e não vamos deixar que aqueles que deram tudo para que as mudanças no sentido da justiça possam ocorrer não estejam ao nosso lado, no trabalho e no lazer, na tristeza e na alegria, ajudando a construir uma nação cada vez mais aberta, livre e acolhedora» (Harrera Taldea)

A associação Harrera Taldea, que tem por finalidade ajudar exilados e presos políticos bascos depois de libertados, vai procurar a colaboração de instituições, partidos, sindicatos, associações empresariais e agentes sociais em geral, para possibilitar a «readaptação à vida em liberdade» dos presos, o que, em seu entender, «contribuirá para a normalização política e para o reforço do processo de paz».
«Com base no compromisso, na solidariedade e no companheirismo, [a Harrera Taldea propõe-se] ajudar todas as pessoas presas ou exiladas por motivos políticos, de forma que estas se possam reintegrar na sociedade de forma digna, após o seu regresso a casa.»
Fonte: SareAntifaxista