quarta-feira, 27 de março de 2013

A Procuradoria pede cinco anos de prisão para os activistas anti-TGV que atiraram tartes a Barcina

A Procuradoria da AN espanhola pede cinco anos de prisão e 2700 euros de multa para cada um dos quatro activistas anti-TGV que atiraram tartes à presidente do Governo navarro, Yolanda Barcina, durante a realização do Conselho Plenário da Comunidade de Trabalho dos Pirinéus (CTP), a 27 de Outubro de 2011, na cidade occitana de Toulouse.

A acusação particular, por seu lado, pede nove anos de prisão e 5400 euros de multa para Gorka Ovejero (por ser eleito) e seis anos de prisão e 3600 euros de multa para os restantes membros do Mugitu - Ibon Garcia, Julio Villanueva e Mikel Alvárez.

Hoje, numa conferência de imprensa em Iruñea, os quatro imputados consideraram os pedidos das acusações «exagerados». «Completamente desproporcionados», afirmaram.
O caso encontra-se na Audiência Nacional espanhola, mas os imputados recorreram, por forma que o processo seja julgado no Estado francês. Em seu entender, era isso que aconteceria se se «respeitasse o direito internacional». / Ver: Berria e Gara / Texto da conferência de imprensa: Mugitu