Aquilo que ia ser uma exumação selectiva, com vista à recuperação dos restos de Balbino García de Albizu Usarbarrena e Gregorio García Larrambebere (habitantes de Eulate, Nafarroa) transformou-se, porque as circunstâncias assim o exigiram e porque foi concedida a autorização para tal, numa exumação completa da gruta.
Na verdade, pensava-se que ali poderiam estar os restos mortais de três pessoas, mas no sábado já eram seis e ontem, concluída a primeira jornada da exumação, tinham sido encontrados nove esqueletos. Até agora nada se sabia sobre este número de indivíduos. Ontem, a equipa de Francisco Etxeberria (professor da UPB e presidente da Sociedade de Ciências Aranzadi) pôde confirmar que três deles apresentavam marcas de disparos no crânio, possivelmente de balas de sete milímetros.
A equipa técnica constituída por dez pessoas da Aranzadi, da Universidade do País Basco, da Autónoma de Madrid e por Patxi Areta, do grupo de espeleologia de Lizarra, entrou na gruta com o propósito de identificar cada corpo num grupo. À saída referiram que possivelmente seriam nove os restos mortais que ali se encontravam. / Ver: Sanduzelai Leningrado / Vídeo: reportagem da EITB
Ver também: «Com o tiro de misericórdia na cabeça» (Lau Haizetara Gogoan)
«Os cadáveres de dez republicanos fuzilados em 1936 encontrados na gruta de Urbasa» (boltxe.info)
«Os cadáveres de dez republicanos fuzilados em 1936 encontrados na gruta de Urbasa» (boltxe.info)