quinta-feira, 28 de março de 2013

Encontrados em Urbasa restos mortais de nove pessoas assassinadas pelos fascistas

Aquilo que ia ser uma exumação selectiva, com vista à recuperação dos restos de Balbino García de Albizu Usarbarrena e Gregorio García Larrambebere (habitantes de Eulate, Nafarroa) transformou-se, porque as circunstâncias assim o exigiram e porque foi concedida a autorização para tal, numa exumação completa da gruta.

Na verdade, pensava-se que ali poderiam estar os restos mortais de três pessoas, mas no sábado já eram seis e ontem, concluída a primeira jornada da exumação, tinham sido encontrados nove esqueletos. Até agora nada se sabia sobre este número de indivíduos. Ontem, a equipa de Francisco Etxeberria (professor da UPB e presidente da Sociedade de Ciências Aranzadi) pôde confirmar que três deles apresentavam marcas de disparos no crânio, possivelmente de balas de sete milímetros.

A equipa técnica constituída por dez pessoas da Aranzadi, da Universidade do País Basco, da Autónoma de Madrid e por Patxi Areta, do grupo de espeleologia de Lizarra, entrou na gruta com o propósito de identificar cada corpo num grupo. À saída referiram que possivelmente seriam nove os restos mortais que ali se encontravam. / Ver: Sanduzelai Leningrado / Vídeo: reportagem da EITB

Ver também: «Com o tiro de misericórdia na cabeça» (Lau Haizetara Gogoan)

«Os cadáveres de dez republicanos fuzilados em 1936 encontrados na gruta de Urbasa» (boltxe.info