terça-feira, 12 de março de 2013

Em Ziburu, praça cheia para receber Mattin Olzomendi

O preso basco Mattin Olzomendi saiu ontem da prisão de Uzerche - em liberdade condicional -, e à chegada Ziburu (Lapurdi) foi recebido por uma praça cheia de gente.
Olzomendi foi detido pela Polícia francesa no dia 30 de Março de 2010, juntamente com Peio Hirigoien, no âmbito de uma operação em que foram presas mais seis pessoas no herrialde nortenho de Lapurdi. Acusados de acções contra interesses imobiliários, estiveram quinze meses à espera de julgamento, e em Agosto de 2011 foram condenados por um tribunal de Paris a cinco e quatro anos de prisão. Peio Hirigoien saiu em liberdade no dia 10 de Julho do ano passado.

Ontem, a praça do frontão da localidade costeira basca encheu-se de gente para lhe dar as boas vindas. Familiares e amigos relataram episódios vividos pelo ex-preso, dedicaram-lhe canções, danças e representações. Olzomendi agradeceu o apoio recebido enquanto esteve preso e reivindicou o repatriamento dos presos políticos bascos. / Ver vídeo [bem bonito] que o naiz.info publicou sobre a recepção a Mattin. / Mais info: kazeta.info

O PROTESTO CONTRA A PENA PERPÉTUA CHEGOU A TODAS AS CAIXAS DE CORREIO DA ALDE ZAHARRA BILBAÍNA
No sábado, o Herrira da Parte Velha de Bilbau levou a cabo uma jornada contra a doutrina Parot. Logo de manhã, no Portal de Zamudio montou-se uma tenda informativa sobre a situação dos quatro presos do bairro que, apesar de terem cumprido na íntegra as penas a que foram condenados, viram ser prolongado o seu tempo de pena: trata-se de Inma Pacho, Raul Alonso, Fernando del Olmo e de Joseba Artola. Foi-lhes aplicada a doutrina 197/2006, mais dez anos de cadeia «sem qualquer piedade», como disseram o seus conterrâneos. Para além disso, procedeu-se à distribuição de cartas por todas as caixas de correio do bairro.

Acosso policial: Por volta das 11h30, a Ertzaintza apareceu no local onde estava a tenda, e identificou uma pessoa que andava a distribuir pintxos e propaganda. Depois, apareceu a Udaltzaingoa [Polícia Municipal], que identificou a mesma pessoa, segundo divulgou o Herrira da Alde Zaharra. Por outro lado, no dia 8 de Março o comité do Herrira do bairro de Santutxu organizou uma manifestação pelo repatriamento dos preso e dos refugiados políticos bascos. / Fonte: BilboBranka

A DELEGADA DO GOVERNO ESPANHOL EM NAFARROA PROÍBE MAIS DUAS MOBILIZAÇÕES CONTRA A DOUTRINA PAROT
Depois de ontem ter proibido as que tinham sido convocadas para Tafalla e Iruñea, a Delegada do Governo espanhol em Nafarroa proibiu hoje as mobilizações contra a doutrina 197/2006 convocadas para dia 20 de Março em Arbizu e Gares. «Confrontado com esta violação de direitos, o movimento Herrira apresentou um recurso e mantém a convocatória. Em simultâneo, colocámo-nos em contacto com diversos agentes, por forma a fazer frente a esta situação». / Fonte: ateakireki.com

«A Etxerat denunciou a situação das presas e dos presos doentes e as condições de vida que enfrentam nas prisões» (etxerat.info: eus / cas)
A Etxerat centra-se nos casos de Ibon Fernández Iradi e Ventura Tomé, cujas doenças graves foram ontem reveladas pela associação Jaiki Hadi, e no de Xabi Aranburu, que viveu uma situação extrema no cárcere de Muret-Seysses.