domingo, 24 de março de 2013

Milhares de pessoas manifestaram-se em Iruñea em defesa dos serviços públicos

Cerca de 18 000 pessoas, de acordo com os convocantes, participaram ontem à tarde, em Iruñea, numa manifestação em defesa dos serviços públicos e contra os cortes em sectores como a Saúde ou a Educação, que estão a afectar as condições de vida das pessoas e a destruir postos de trabalho.

A mobilização, convocada por dezasseis sindicatos da administração pública e por 28 organizações, percorreu as ruas do centro de Iruñea com diversas faixas em que se reclamava melhorias nas áreas da Educação, da Saúde e de outros serviços e em que se pedia a demissão da presidente do Executivo de Nafarroa, Yolanda Barcina - algo que os manifestantes pediram constantemente ao longo do percurso; para além disso, à passagem pela sede da UPN, na Praça Príncipe de Viana, ouviu-se uma grande assobiadela.
No final da manifestação, procedeu-se à leitura de um manifesto conjunto, no qual os convocantes acusaram o Governo navarro de «acelerar o desmantelamento dos serviços públicos com a recente destruição de mais de 2300 postos de trabalho» e de implementar uma política de cortes que agravam «as condições de vida da população». / Ver: boltxe.info e ateakireki.com