sábado, 9 de março de 2013

A Etxerat denuncia as «condições deploráveis» em que se encontra o preso ondarrutarra Xabier Aranburu

A Etxerat fez saber que o preso político ondarrutarra Xabier Aranburu, que está no cárcere de Muret-Seysses, se encontra «em condições bastante duras», sendo submetido a um tratamento «lamentável, inaceitável, cruel e deplorável». Numa nota de imprensa, o colectivo de familiares de presos diz que o preso político permanece nas celas de castigo (mitard) devido a uma discussão com um funcionário.

Para além de não o deixarem dormir e de ser constantemente agredido, Aranburu está despido na cela (e tentaram levá-lo para o pátio assim). Não o deixam usar toalha quando toma duche, e os carcereiros entram na cela de hora a hora.

Aranburu, que deu início a uma greve de fome e sede para protestar contra esta situação, começou hoje a beber líquidos, mas comunicou a quem o foi visitar hoje que irá prosseguir com a greve de fome até que as coisas mudem.
Amanhã, familiares de Aranburu irão até à prisão para denunciar a situação do preso. [Para hoje, às 19h30, segundo noticiou o turrune, foi convocada uma manifestação de protesto em Ondarru.] / Fonte: naiz.info e etxerat.info

O autarca de Atarrabia, um membro do Herrira e um habitante de Burlata, acusados de «enaltecimento do terrorismo»
O autarca de Atarrabia, um membro do Herrira de Atarrabia e um habitante de Burlata (Nafarroa) foram acusados da prática de «enaltecimento do terrorismo», os dois primeiros por participarem num acto em defesa dos direitos dos presos políticos bascos no primeiro dia das festas de Atarrabia e o terceiro por «publicar actos de boas-vindas» no portal burlataherria». Na quarta-feira que vem, dia 13 de Março, têm de ir depor à Audiência Nacional espanhola.

Tendo em conta mais esta tentativa de criminalização da solidariedade e o ataque à liberdade de expressão, foram convocadas diversas iniciativas: 12 de Março, 19h00: foto de solidariedade na Praça Municipal de Atarrabia / 13 de Março, 18h00: concentração na Praça das Askas de Burlata / 22 de Março, 19h30: manifestação a partir da Praça Municipal de Atarrabia.

No burlataHerria, diz-se: «Queremos afirmar que estas imputações constituem uma nova tentativa de criminalização do autarca de Atarrabia, atentam contra a liberdade de expressão do Burlataherria, do movimento Herrira e de todo o povo de Atarrabia, que em múltiplas ocasiões se posicionou, de forma maioritária, contra a violação dos direitos das presas e dos presos políticos bascos». / Fonte: burlataHerria / Vídeo: ateakireki.com [Foto de Soniko]