sexta-feira, 22 de março de 2013

Apresentada em Gasteiz a iniciativa «Araba borrokan», contra os cortes sociais e a destruição do emprego

Cerca de 60 comissões de trabalhadores e perto de 100 secções sindicais de empresas de Araba, os sindicatos CCOO, LAB, UGT, STEE-EILAS, HIRU, ESK, USO, CNT, CGT, SATSE, SAE, SIPLA e diversos colectivos sociais (Askapena, Elkartzen, Zazpigarren alaba auzo elkartea, Interbarrios, Martxoak 3, Ernai, Ikasle Abertzaleak, Gazte Blokea, Pensionistak martxan, Pensionistak ccoo, Pensionistak LAB, Osakidetza guztiona, Ezker Abertzalea, Amaru elkartea, Langabetuak) uniram-se na iniciativa «Araba Borrokan» [Araba em luta] para dar uma resposta unitária à destruição de emprego, aos cortes sociais e laborais e aos seus responsáveis. Convocaram uma manifestação para dia 11 de Abril.

Cerca de oitenta pessoas participaram na conferência de imprensa que a iniciativa «Araba borrokan» ontem deu em Gasteiz, junto ao monumento às vítimas do 3 de Março. Nela, o vice-presidente da comissão da Laminaciones Arregui, David García, disse que a iniciativa surge em virtude da «situação insustentável» que os trabalhadores enfrentam em Araba, onde há mais 4500 desempregados que no ano passado e uma taxa de desemprego a rondar os 20%, que afecta todos os sectores laborais, mas com especial incidência no dos Serviços, da Construção e dos serviços sociocomunitários.

Criticou a atitude do PP nas instituições alavesas, que «aplica, sem pensar duas vezes, as políticas do Governo espanhol e sem contar com a participação social», e reclamou a unidade e a luta de todos, pois estes cortes atingem toda a sociedade - jovens, desempregados ou mulheres, que são as primeiras a ser expulsas do mercado laboral.

A primeira iniciativa da plataforma unitária é a convocatória de uma manifestação para dia 11 de Abril, quinta-feira, às 19h00, na Praça Bilbau, em Gasteiz, que coincidirá com as acções de protesto que todas as semanas realizam as empresas em luta; convidaram toda a sociedade a participar na iniciativa. / Ver: Gara, LAB e gazteiraultza.info

«Mobilização do LAB em defesa de pensões dignas» (lahaine.org)
O LAB concentrou-se frente às instalações da Segurança Social em Iruñea para reclamar pensões dignas, a valorização das pensões de acordo com o IPC e para protestar contra a nova reforma das pensões. [Eus. e Cas.]