sexta-feira, 15 de março de 2013

«Hesiak Gainditzen»: reconhecimento pelo esforço de aproximação ao euskara

Durante os próximos meses o documentário Hesiak Gainditzen [Superando barreiras] será divulgado em televisões locais e apresentado em cinemas e centros culturais. Os seus promotores quiseram «aplaudir e reconhecer o esforço das muitas pessoas que nos últimos 50 anos se aproximaram do euskara».

O documentário Hesiak Gainditzen, promovido pela Associação Cultural Txatxilipurdi, de Arrasate (Gipuzkoa) e produzido pela Arteman (com guião de Gorka Etxabe e Jon Maia), centra-se nos testemunhos de pessoas provenientes da Extremadura, da Galiza, da Catalunha e da Bolívia que foram viver para Euskal Herria há alguns anos e decidiram aproximar-se do euskara e da sua cultura. Aborda, ainda, a vivência de pessoas que, apesar de terem nascido em terras bascas, perderam o euskara e se esforçaram por recuperá-lo.

O documentário, que será divulgado nos próximos meses, foi apresentado em Dezembro último e já pode ser visto na íntegra na Internet. A Txatxilipurdi afirmou que, «para além de realçarem a importância da transmissão da língua», quiseram «aplaudir e reconhecer o esforço das muitas pessoas que nos últimos 50 anos se aproximaram do euskara». / Ver: naiz.info / Ficha técnica: ver aqui.

E a Korrika lá vai... Ontem de madrugada deixou Gipuzkoa e entrou em Nafarroa
Depois de deixar Zegama para trás, seguiu na direcção de Altsasu (Nafarroa), adentrou-se pelo vale de Sakana (com muita neve e muito gelo a acompanhar os korrikalaris); seguiu para Lukunberri e Ultzama, e daí para Iruñerria [Comarca de Pamplona], onde passou a tarde quase toda, com bom tempo, muita gente nas ruas e bom ambiente. Hoje, o resto do percurso faz-se em Nafarroa, e a madrugada também. Depois de deixar para trás Gares, Agoitz, Orreaga e Luzaide, amanhã de manhã entra Ipar Euskal Herria, numa jornada em que irá atravessar os três herrialdes do Norte: Nafarroa Beherea, Zuberoa e Lapurdi. / Ver: naiz.info e Berria / Dossier: Korrika 18 (naiz.info) / Fotos: A Korrika em Nafarroa (naiz.info)