O julgamento terá lugar no dia 5 de Março, às 11h30, na Audiência Provincial de Iruñea, sem que sejam ainda conhecidas as acusações.
Os factos ocorreram no dia 20 de Agosto de 2012, quando seis pessoas subiram para uma plataforma exterior na sede do PP em Iruñea para pedir a libertação dos presos e presas com doenças graves. Foi uma acção pacífica de protesto contra a situação de Josu Uribetxeberria, que se encontrava há duas semanas em greve de fome, num período em que o Governo espanhol adiava de forma cruel a sua libertação.
As seis pessoas que participaram na acção são ex-presos navarros: Joseba Etxezarreta, Ibon Esteban, Gorka Diez de Ulzurrun, Maider Caminos, Iker Aristu e Mikel Ziaurriz.
O Herrira considera que o crime é manter na prisão pessoas com doenças graves, e não pedir ao Governo, de forma pacífica, que respeite os direitos humanos.
Por isso, o Herrira pede aos cidadãos que participem numa concentração solidária com estas seis pessoas, no decorrer da qual se voltará a reclamar a liberdade dos treze presos políticos bascos doentes. Será na terça-feira, 5 de Março, ao meio-dia, frente à Audiência Provincial de Nafarroa. / Fonte: Herrira via lahaine.org
Sei lagun epaituko dituzte Iruñean, Josu Uribetxeberriaren aldeko askatasuna eskatzeko ekintza baketsu batean parte hartzeagatik.
«Pedem a libertação de Otegi e dos restantes condenados no "caso Bateragune" frente à prisão de Logroño» (naiz.info)
Centenas de pessoas participaram numa acção de apoio aos condenados no âmbito do «caso Bateragune» que se realizou em Logroño. Ali, pediu-se a libertação de todos eles e afirmou-se que vários políticos «corruptos» continuam em liberdade.