
Os factos ocorreram no dia 20 de Agosto de 2012, quando seis pessoas subiram para uma plataforma exterior na sede do PP em Iruñea para pedir a libertação dos presos e presas com doenças graves. Foi uma acção pacífica de protesto contra a situação de Josu Uribetxeberria, que se encontrava há duas semanas em greve de fome, num período em que o Governo espanhol adiava de forma cruel a sua libertação.
As seis pessoas que participaram na acção são ex-presos navarros: Joseba Etxezarreta, Ibon Esteban, Gorka Diez de Ulzurrun, Maider Caminos, Iker Aristu e Mikel Ziaurriz.
O Herrira considera que o crime é manter na prisão pessoas com doenças graves, e não pedir ao Governo, de forma pacífica, que respeite os direitos humanos.
Por isso, o Herrira pede aos cidadãos que participem numa concentração solidária com estas seis pessoas, no decorrer da qual se voltará a reclamar a liberdade dos treze presos políticos bascos doentes. Será na terça-feira, 5 de Março, ao meio-dia, frente à Audiência Provincial de Nafarroa. / Fonte: Herrira via lahaine.org
Sei lagun epaituko dituzte Iruñean, Josu Uribetxeberriaren aldeko askatasuna eskatzeko ekintza baketsu batean parte hartzeagatik.
«Pedem a libertação de Otegi e dos restantes condenados no "caso Bateragune" frente à prisão de Logroño» (naiz.info)
Centenas de pessoas participaram numa acção de apoio aos condenados no âmbito do «caso Bateragune» que se realizou em Logroño. Ali, pediu-se a libertação de todos eles e afirmou-se que vários políticos «corruptos» continuam em liberdade.