sexta-feira, 12 de julho de 2013

Aitzol Gogorza foi novamente levado para a prisão de Basauri

A Etxerat fez saber que o preso político basco Aitzol Gogorza, que na terça-feira tinha sido internado no Hospital Basurto (Bilbo), na sequência de uma crise, se encontra novamente na prisão de Basauri, tendo sido para lá transferido ontem à tarde. Recorde-se que Gogorza, natural de Orereta (Gipuzkoa), tem uma doença grave.

Numa nota, a associação de familiares dos presos enfatizou a necessidade de que Gogorza e os outros catorze presos com doenças graves e incuráveis sejam libertados, para que possam receber o tratamento médico adequado.

Concentração do Herrira
Hoje de manhã, o movimento Herrira fez a mesma reivindicação frente ao Hospital Basurto. Recordaram que o preso tem uma doença psicológica grave e que já foi internado três vezes. Profissionais do sector da saúde e representantes de diversas associações cristãs também estiveram presentes no local.

Garbiñe Erriondo e Ana Saez de Urabain denunciaram a situação que os presos com doenças graves têm de enfrentar e acrescentaram que a maioria da sociedade basca quer uma mudança na política penitenciária, por forma a encontrar uma solução para a situação dos presos. / Ver: naiz.info e herrira.org  

«A Etxerat afirma que a situação nas prisões e fora delas "continua a piorar"» (naiz.info)
A Etxerat, associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos, deu hoje uma conferência de imprensa em Donostia para apresentar o seu balanço dos últimos seis meses. O colectivo afirmou que a situação «continua a agravar-se» nas prisões e fora delas, manifestou a sua «preocupação» perante esta situação e mostrou-se disposto a trabalhar em prol do respeito dos direitos dos familiares e dos próprios presos.

Sanferminak: Herrira Eguna, para defender os direitos dos presos políticos bascos
No Dia do Herrira, a festa e a reivindicação juntaram-se na defesa dos direitos dos presos políticos bascos. / Fonte: ateakireki.com 

Ver ainda: «Epaileak bertan behera utzi du Trintxerpeko jaietan presoen aldeko kartelak jartzeko egitasmoa» (Berria)
Na sequência de um recurso interposto pelo delegado do Governo espanhol na CAB, um tribunal de Donostia decidiu que não pode haver cartazes a favor dos presos nas festas do bairro de Trintxerpe, no município guipuscoano de Pasaia. O delegado fareja, os tribunais... de cavalo para burro e o município «neutraliza-se».