sábado, 13 de julho de 2013

Jovens ocupam um edifício em Baiona para ali criarem um gaztetxe

Membros da Gazte Asanblada de Baiona começaram a reunir-se há mais de um ano e meio com responsáveis municipais, por forma a encontrarem uma solução para a necessidade que têm de um espaço onde possam realizar as suas actividades lúdicas, culturais.

Constatando que as negociações não avançavam e que não obtinham resposta, no final de Junho a Gazte Asanblada deu um prazo de uma semana ao município para se pronunciar. Como não houve qualquer proposta por parte da Câmara, os jovens decidiram avançar para a ocupação.

Baiona é a capital de Lapurdi, uma das três províncias de Ipar Euskal Herria ou País Basco Norte [as outras são Nafarroa Beherea e Zuberoa], a parte do território basco ocupada pelo Estado francês.
Fonte: boltxe.info, topatu.info e kazeta.info

Depois da ocupação, acordo
Depois de, ontem de manhã, os jovens terem ocupado o antigo Palácio da Justiça, Jean-René Etxegarai, vereador da Cultura e conselheiro municipal de Baiona, pôs-se em contacto com eles, e chegou-se a um acordo: Etxegarai prometeu-lhes encontrar o local que solicitam até ao fim do ano. Desta forma, ao fim da tarde a Gazte Asanblada decidiu sair do espaço que tinha ocupado. / Ver: Berria