terça-feira, 23 de julho de 2013

O Supremo Tribunal absolve Caminos, Azkona e Jiménez, e condena Sagardoi e Goñi

O Supremo Tribunal espanhol absolveu Maider Caminos, Aritz Azkona e Mikel Jiménez, e confirmou a pena a que a Audiência Nacional condenou Xabier Sagardoi e Luis Goñi. Estes jovens de Iruñerria foram condenados pelo tribunal de excepção em 2012 pela sua militância política.

Precisamente hoje, antes de ser conhecida a sentença do ST, Caminos, Azkona, Sagardoi e Goñi - Jiménez está a cumprir pena no âmbito de um outro processo - anunciaram num vídeo a decisão de se esconderem, tendo em conta que corriam o risco de ser detidos e ir parar à prisão.

Na sexta-feira passada, o Eleak pediu às pessoas que comparecessem este sábado em Amaiur, onde se irá realizar um acto para exigir a absolvição de todos os arguidos e reclamar o fim das «políticas de excepção».

Maider Caminos, Aritz Azkona, Mikel Jiménez, Luis Goñi e Xabier Sagardoi foram julgados em Novembro de 2011 com mais quatro jovens navarros pela sua militância política na Segi e no Ekin. No decorrer da audiência oral negaram validade aos depoimentos realizados na presença da Guarda Civil enquanto estiveram incomunicáveis, pois, tal como denunciaram, estes foram efectuados sob tortura e ameaças.  

Concentração em Iruñea
Em protesto contra as condenações, realizou-se uma concentração esta tarde na Gaztelu Plaza, em Iruñea, e foi convocada uma assembleia informativa para as 20h00 na Praça do Município de Barañain. / Fonte: naiz.info / Ver: Berria