sábado, 20 de julho de 2013

Centenas de pessoas manifestaram-se em Baiona contra a repressão e o «bloqueio» dos estados

Centenas de pessoas aderiram à manifestação convocada para hoje à tarde em Baiona pela plataforma Bake Bidea. Para além de expressarem o seu repúdio pelas detenções dos refugiados políticos bascos Jokin Aranalde, Beñat Atorrasagasti e Aitor Zubillaga, pediram aos governos de Madrid e Paris que abandonem a situação de bloqueio em que estão instalados e que alimentam, e que adiram ao processo de resolução do conflito.

Respondendo à convocatória da Bake Bidea, centenas de pessoas juntaram-se hoje na Euskaldunen Plazan, em Baiona. A marcha, que teve como lema «Errepresiorik ez! Bakea orain!» [Não à repressão! Paz agora!], estava marcada para as 16h00, mas começou com mais de meia hora de atraso.

Pediu-se aos governos de Madrid e Paris que abandonem a lógica da repressão e exigiu-se a ambos os executivos que se juntem ao processo de resolução do conflito. «Com a força da sociedade civil conseguiremos que os estados francês e espanhol mudem de atitude», afirmaram Anaiz Funosas e Christian Desprez, membros da plataforma Bake Bidea.

No local de partida da manifestação juntaram-se múltiplos representantes de forças políticas, sociais, sindicais e institucionais. Entre outros, estiveram presentes Tasio Erkizia, Xabi Larralde, Anita Lopepe, Jean-François Lefort e Maite Ubiria (membros do Sortu), Philippe Duluc (EA), Peio Etxeberri Aintzart (EH Bai), Rebeka Ubera (Aralar), Anaiz Funosas e Gabi Mouesca (representantes da Bake Bidea).

Também lá estiveram o advogado Laurence Hardouin, Battitta Larzabal (Anai Artea), Manu Ugartemendia (Herrira), Eñaut Aranalde (LAB) e Jean-René Etxegarai (vice-presidente da Câmara Municipal de Baiona). Representantes da Cimade e os «verdes» eleitos no Conselho da Aquitânia também aderiram à acção de protesto.

No final da manifestação, fez-se um apelo à mobilização da sociedade, por forma a que cada pessoa e cada movimento se tornem um agente activo no processo de paz. Anaiz Funosas, da Bake Bidea, pediu ao Estado francês que deixe de alimentar a situação de bloqueio, e disse que é preciso acabar com os mandados europeus que se baseiam em depoimentos arrancados sob tortura. / Ver: Berria e naiz.info  

Ver também: «Apoio aos refugiados ameaçados e pedido de envolvimento na paz», de Arantxa MANTEROLA (Gara)

Vídeo: Centenas de pessoas exigiram o fim da repressão nas ruas de Baiona (BerriaTB)