quarta-feira, 17 de julho de 2013

Amanhã, concentração em Gasteiz contra a impunidade do franquismo

Gara, Gasteiz * EH 
A «Plataforma vasca para la querella contra el franquismo» - uma organização formada por associações e fundações memorialistas, por sindicatos e por organizações de outro tipo - convocou para esta quinta-feira, 18 de Julho, dia em que se assinala o 77.º aniversário do golpe militar fascista, uma concentração às 20h00 frente à Catedral Nova de Gasteiz, com o lema «Tolerância zero à impunidade do franquismo».

Esta convocatória enquadra-se na campanha de apoio à queixa 4591-10, do Tribunal n.º 1 de Buenos Aires, República Argentina, por crimes de genocídio e contra a humanidade, que a magistrada Mari Servini de Cubría está a levar por diante contra os responsáveis da violação dos direitos humanos durante a ditadura franquista.

Simbologia fascista
O local escolhido para deixar patente a denúncia da impunidade dos crimes franquistas é a Catedral Nova de Gasteiz, um templo «contaminado desde o dia da sua consagração, em 1969, inaugurado com grande estrondo pelo ditador Franco, que andou debaixo de um pálio pela igreja, acompanhado por um séquito macabro de ministros da ditadura, bispos colaboradores com o regime e o cardeal Dell'Acqua, legado pontifício em representação do Papa Paulo VI».

Para a referida plataforma contra a impunidade, a inauguração foi «um acto de completa exaltação do franquismo, que hoje persiste num grande escudo de pedra esculpido no interior e que a transforma na Catedral da Vergonha da simbologia franquista em Euskal Herria». / Fonte: Gara via SareAntifaxista / Mais informação: boltxe.info e SareAntifaxista