quarta-feira, 24 de julho de 2013

Mais dois jovens bascos em risco de ir parar à cadeia

Luis Goñi e Xabier Sagardoi correm o risco de ir parar à prisão, depois de ontem o Supremo Tribunal espanhol ter confirmado a pena de seis anos de prisão por militância política decretada pela Audiência Nacional. Mal foi conhecida a sentença, começou a ser activada a dinâmica do muro popular para impedir que ambos sejam detidos e mandados para a prisão. Maider Caminos, Aritz Azkona e Mikel Jiménez (na prisão no âmbito de um outro processo) foram absolvidos. / Martxelo DÍAZ / Ver: Gara  

Mobilizações de protesto contra a condenação de Luis e Xapo, em Iruñea e Barañain
Mensagem dos cinco arguidos de Iruñerria

Apresentada a dinâmica "Libre", para exigir o fim dos julgamentos políticos
Jon Gorrotxategi e Joseba Álvarez, que começam a ser julgados a 17 de Outubro no âmbito do processo 35/02 contra a direcção política de HB, EH e Batasuna; e Mikel Eskirotz e Olatz Izagirre, jovens independentistas que também se vão sentar no banco dos réus da Audiência Nacional no mês de Outubro, apresentaram a dinâmica «Libre», para reunir apoios e exigir o fim dos julgamentos políticos.

À dinâmica associa-se um manifesto com o mesmo nome, no qual fazem seu o contributo de juristas, académicos e profissionais da informação, apresentado no dia 8 deste mês, para exigir o fim dos julgamentos políticos.

Na conferência de imprensa, que teve lugar em Donostia, recordaram que, para além das 80 pessoas que começam a ser julgadas em Outubro, há cerca de 200 pessoas envolvidas em processos judiciais relacionados com as organizações da esquerda abertzale.

Os arguidos criaram uma página de Internet - Libre.epaiketarikez.org -, na qual será possível consultar o manifesto referido; os processados fizeram ainda um apelo à participação na manifestação que terá lugar em Bilbo no dia 26 de Outubro. / Ver: naiz.info