domingo, 14 de julho de 2013

Fim-de-semana repleto de iniciativas de protesto contra a «doutrina Parot»

Para denunciar a doutrina 197/2006 e reivindicar o respeito pelos direitos dos presos políticos bascos, no início de Junho o Herrira lançou a iniciativa Herritaron Epaia ou Sentença dos Cidadãos, e, dentro das actividades programadas no âmbito dessa iniciativa - que termina na capital do país (Iruñea/Pamplona) a 14 de Setembro -, organizou um programa especialmente intenso para este fim-de-semana em toda Euskal Herria.

Na sexta-feira, a «Sentença» contra a aplicação da doutrina 197/2006, que é construída pelo Povo com os mais variados contributos, andou pelas localidades de Arrasate, Oñati (Gipuzkoa) e Durango (Bizkaia).

Ontem, a «Sentença» esteve presente nas festas de Barakaldo (Bizkaia), em Bergara e Tolosa (Gipuzkoa). Na antiga capital guipuscoana, Nagore García, membro do Herrira, falou da referida doutrina; depois, seguiram-se espectáculos de música, dança e humor por diversos artistas locais. Ontem, o Herrira organizou ainda kalejiras [cortejos], concentrações e festivais de dança em várias localidades, como Larrabasterra (Sopela, Bizkaia) e Iruñea.

Hoje, a Sentença dos Cidadãos andará por Maule (Zuberoa), onde o movimento Herrira organizou um almoço popular e um bertso poteoa, com a presença dos bertsolaris Odei Barroso, Xabier Silveira e Ortzi Idoate, e também pelas festas do bairro bilbaíno de Santutxu, num almoço popular organizado pelo movimento de defesa dos direitos dos presos. Para a comarca biscainha de Busturialdea, foi convocada uma acção de protesto junto às estradas, e em Iruñea o cantautor Fermin Balentzia dará um concerto à meia-noite no espaço do Herrira.  

Josu Esparza não vai para a prisão
Por outro lado, ontem o Herrira fez saber que Josu Esparza, responsável pelo Movimento pró-Amnistia, não será obrigado a cumprir pena na prisão, tendo para tal de pagar a multa de 3600 euros fixada pela AN espanhola. Recorde-se que Josu, habitante do bairro pamplonês da Txantrea, foi condenado, juntamente com outros iruindarras, por mostrar cartazes a favor dos presos na Korrika de 2009. / Ver: Berria e herrira.org