terça-feira, 30 de julho de 2013

O PP aproveita o Verão para aplicar cortes nas pensões

Convocadas pelo GUNEA (espaço conjunto formado por sindicatos e agentes sociais), dezenas de pessoas concentraram-se hoje frente à sede do PP em Iruñea [Pamplona] para protestar contra a reforma das pensões que o Governo do PP está a «cozinhar»; uma reforma de pensões brutal, que se vem juntar à do PSOE (atraso da idade da reforma para os 67 anos). Objectivo: cortar 20% em cada pensão.
Fonte: LAB Sindikatua e ateakireiki.com  

O Ministério Público pede cinco anos de prisão para Imanol González
O jovem karrantzarra Imanol González foi preso a 18 de Setembro do ano passado em Balmaseda (Bizkaia), tendo recebido ordem de prisão por alegadamente ter atacado um autocarro com um artefacto explosivo de fabrico artesanal na greve geral de 29 de Março. Passou alguns meses na cadeia e foi libertado a 4 de Janeiro, depois de pagar 30 000 euros de fiança. Agora, o Ministério Público pede que Imanol seja condenado a cinco anos de prisão.

No dia em que Imanol González foi detido, um grupo de militantes da esquerda abertzale afirmou em conferência de imprensa que a sua detenção tinha um carácter «inteiramente político» e que visava «desactivar a iniciativa juvenil [ZukGua] que estava para vir». / Fonte: topatu.info