segunda-feira, 22 de julho de 2013

Txelui Moreno [Sortu]: sobre a ikurriña e sobre a corrupção


Txelui Moreno, representante do Sortu em Nafarroa, sublinha que aquilo que se passou nos Sanfermines à volta da ikurriña mostra como em Navarra se vive uma situação de défice democrático. Defendeu o direito de navarros e navarras a defender a ikurriña como símbolo das suas liberdades e da sua nação. A sua proibição e perseguição é anti-democrática e o Sortu defende que está mais do que na hora de acabar com a Lei dos Símbolos de Navarra.

Por outro lado, tendo em conta o espectáculo vergonhoso da UPN e do PP perante os casos de corrupção, Moreno afirmou que a UPN e Barcina procuram os favores do Estado ao levar o «caso CAN» para Madrid, onde a Procuradoria obedece ao Governo e, como tal, não vê indícios de crime em receber dinheiro de um órgão que não existia.

Moreno afirmou que estes partidos, com a máquina mediática bem oleada, governam para o grande capital, do qual aceitam subornos, delapidando os recursos públicos.

Também criticou a atitude do PSOE, que em Madrid ameaça apresentar uma moção de censura e em Nafarroa é o responsável por manter a direita corrupta no poder.

Por último, recordou que a corrupção está aninhada no actual modelo político e que, por isso, é importante construir uma alternativa real a este modelo político, económico e social. / Texto mais desenvolvido: Sortu Nafarroa (eus / cas)