domingo, 21 de julho de 2013

Os familiares dos presos denunciam nas praias a «pena» a que são condenados

Hoje ao meio-dia, a associação Etxerat realizou correntes humanas em cinco praias de Euskal Herria, onde, para além de se reivindicar os direitos dos presos políticos bascos, se denunciou a «pena» a que eles são condenados enquanto familiares.

A Etxerat elkartea realizou correntes humanas, este domingo, em cinco praias do País Basco - Plentzia e Laida (Bizkaia), Zarautz e Donostia (Gipuzkoa) e Hendaia (Lapurdi) -, nas quais centenas de pessoas denunciaram o «castigo» a que os familiares dos presos têm de fazer frente.

Por outro lado, distribuíram-se folhetos às pessoas que estavam na praia com o objectivo de dar a conhecer as violações dos direitos dos presos políticos bascos. / Fonte: naiz.info  

Herrira: mais um fim-de-semana repleto de actividades em defesa dos presos
Este fim-de-semana, prosseguiram as iniciativas em defesa dos direitos dos presos políticos bascos promovidas pelo movimento Herrira. A iniciativa itinerante Herritarron Epaia ou Sentença dos Cidadãos, contra a aplicação da doutrina 197/2006, andou por Lekunberri (Nafarroa), Gros (Donostia), Urretxu-Zumarraga (Gipuzkoa), Ondarroa (Bizkaia), Donapaleu (Nafarroa Beherea) e Uztaritze (Lapurdi), para que a população dessas localidades pudessem dar o seu contributo.

A reivindicação também se fez sentir em localidades que neste momento estão em festa, como Barakaldo (Bizkaia) ou Errenteria-Orereta (Gipuzkoa). Já em Ermua e Lekeitio (Bizkaia) hoje era Herrira Eguna [Dia do Herrira], e em Zarautz (Gipuzkoa) decorria o Elkartasun Eguna [Dia da Solidariedade].

Para além disso, em Oiartzun foram organizadas duas marchas com destino às prisões de Valência, por um lado, e às de Sória e das Astúrias, por outro. Com estas «espetxe-martxak», que deviam partir no sábado de madrugada da localidade guipuscoana, os organizadores pretendiam denunciar a política de dispersão e expressar apoio aos presos da terra. / Ver: Gara, herrira.org, Turrune! e herriraOiartzun  

Na foto de baixo: imagem da iniciativa contra a doutrina 197/2006 e pela libertação do preso político Isidro Garalde, Mamarru, ontem, em Ondarru. Nahikure!