
No sábado, um tribunal de Donostia ordenou a estes quatro municípios que retirassem as bandeirolas referidas das fachadas das sedes municipais, por violação da «neutralidade política» e por «favorecimento de uma ideologia», mas Oihane Zabaleta (autarca de Urretxu), Andoni Gartzia (Astigarraga) e Unai Iraola (Alegia), que falaram em nome dos quatro, vieram ontem a público afirmar que não iriam cumprir a sentença.
Segundo referiram, a colocação de uma faixa a reclamar o repatriamento dos presos nas fachadas reflecte o «desejo de uma ampla maioria» e foi uma «decisão tomada de forma democrática em todos os casos», já que foi votada em sessão de Câmara. Como tal, manifestaram a «firme vontade política» de manter essa reivindicação.
Por outro lado, os autarcas denunciaram a atitude do delegado do Governo espanhol na CAB, Carlos Urquijo, nos últimos meses. Urquijo «está-se a valer do seu cargo para espezinhar a autonomia das instituições e para defender o imobilismo e a negação». / Ver: Berria e Gara
Mandados europeus contra quatro cidadãos bascos examinados dia 9 no Tribunal de Pau

No primeiro caso, o advogado pediu mais tempo para preparar o julgamento. No segundo, o julgamento era para ter começado no dia 18 de Junho, mas o tribunal solicitou mais informação ao Estado espanhol e marcou a audiência para hoje. Como ainda não chegou toda a informação requerida, o processo foi adiado para a próxima terça-feira.
Também para esse dia, no mesmo tribunal francês, estão agendadas as audiências relativas aos mandados europeus emitidos contra Jokin Aranalde e Beñat Atorrasagasti. / Fonte: naiz.info
Sanferminak: o Herrira apresentou programa com um txupinazo em defesa dos direitos humanos dos presos e refugiados
Quando faltam apenas cinco dias para o início das festas de San Fermin, o movimento Herrira lançou hoje um txupinazo azul na Praça do Município de Iruñea. O porta-voz Imanol Karrera, acompanhado por outros membros do movimento, vestidos com T-shirts azuis, efectuou declarações aos órgãos de comunicação social, dando a conhecer as actividades e reivindicações que o Herrira irá desenvolver nas festas da capital navarra e de Euskal Herria, que são das mais conhecidas do mundo.
Como é hábito, a defesa do respeito dos direitos das presas e dos presos políticos bascos estará muito presente nos sanfermines. O programa de actividades do Herrira contará com os bertsolaris Andoñi Egaña e Maialen Lujanbio, com diversos grupos musicais - Bad Sound System, Gatibu, Itziarren Semeak ou Fermín Valencia -, com elektrotxarangas e kalejiras.
No acto de apresentação do programa referido, o Herrira fez um apelo à participação nestes actos e ao divertimento nestas festas «com respeito e responsabilidade», e reafirmou a necessidade da «alteração da política penitenciária e do respeito pelos direitos humanos, pela resolução e pela paz». / Ver: ateakireki.com e em herrira.org [com muitas fotos]